Três toneladas de lixo recolhidas em mutirão no domingo

Ação nos bairros Cascatinha e Caledônia contou com mais de 70 voluntários
quarta-feira, 27 de outubro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Parte dos  voluntários em ação (Divulgação PMNF)
Parte dos voluntários em ação (Divulgação PMNF)

Uma iniciativa envolvendo moradores do bairro Cascatinha, com o apoio de entidades civis e da Prefeitura de Nova Friburgo, através das secretarias municipais do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, Turismo e Marketing,  Esportes e Lazer, e Subprefeitura de Olaria, Cônego e Cascatinha, promoveu a limpeza em montanhas, trilhas e cachoeiras nos arredores dos bairros Cascatinha e Caledônia, incluindo o Parque Municipal Juarez Frotté. O mutirão da limpeza foi promovido no último domingo, 24, e contabilizou o recolhimento de aproximadamente três toneladas de lixo descartados irregularmente na natureza.

A ação contou com mais de 70 voluntários que atuaram na limpeza do Pico da Caledônia, Médio Caledônia, onde estão situadas as torres de TV; Chapéu da Bruxa e Pirâmide – Vale das Seriemas (APA Caledônia), Parque Juarez Frotté, adutora, Feiticeira, Bacia/Santa, Ananias e Pedra do Imperador. Além de resíduos comuns deixados pelos frequentadores desses pontos turísticos, foram encontrados utensílios domésticos, móveis, restos de veículos, entre outros.

Segundo Webster Mello, morador da região e um dos organizadores do mutirão, o objetivo da ação conjunta é tentar conscientizar moradores e frequentadores da região a não descartarem o lixo de forma irregular no meio ambiente. A ideia é realizar esses mutirões de limpeza de forma periódica, atraindo, inclusive, novos parceiros. 

A secretária do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, Vívian de Assis, participou da ação de limpeza. “As secretarias de Esportes, Turismo, Meio Ambiente e a Subprefeitura de Olaria somaram forças ao mutirão de limpeza organizado por moradores do bairro Cascatinha e importantes entidades civis envolvidas na causa. Neste esforço, se somaram ainda o Parque Estadual dos Três Picos, Câmara Municipal, representada pelo vereador Zezinho do Caminhão, e empresas apoiadoras que ajudaram desde o café até a coleta com caminhão extra da EBMA (Empresa Brasileira de Meio Ambiente). Juntos somos imbatíveis”, acentuou.

 

LEIA MAIS

Réus foram condenados a restituir valores e município, a tomar medidas administrativas para recompor meio ambiente

Ciep Prof. Luiz Carlos Veronese reaproveitou mais de 90% de seus resíduos

Estreia foi com o ambientalista Jorge Natureza, que falou sobre impactos da erosão

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra