Um jovem de 18 anos morreu na noite do último sábado, 2, após colidir a moto que pilotava em um carro na rodovia RJ-148 (Nova Friburgo-Carmo), na altura do distrito de Riograndina. A morte do motociclista é mais um exemplo da violência no trânsito friburguense que não para de fazer vítimas e vem aumentando a cada dia.
No domingo, 3, outro motociclista, de 29 anos, envolveu-se em um acidente de trânsito na Avenida Governador Roberto Silveira, altura do Jardim Ouro Preto, distrito de Conselheiro Paulino. Ele colidiu em um carro e precisou ser socorrido no Hospital Municipal Raul Sertã devido aos ferimentos.
Segundo estatística do Corpo de Bombeiros, de janeiro até o final de outubro, mais de 620 ocorrências de acidentes de trânsito com vítimas já haviam sido registradas no município, um aumento de 2% em relação ao mesmo período do ano passado.
As colisões são as mais frequentes seguidas de atropelamentos, quedas de veículos e capotagens. As avenidas Governador Roberto Silveira e as que integram o eixo de perímetro urbano da RJ-116, no centro da cidade, são as campeãs em acidentes, assim como a Avenida Conselheiro Julius Arp, principal acesso ao bairro Olaria. Nem mesmo as constantes campanhas de conscientização promovidas pela Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu) em parceria com as polícias Civil e Militar, Guarda Municipal e demais secretarias municipais têm freado a onda de acidentes nas ruas e avenidas de Nova Friburgo.
As forças de segurança têm, inclusive, apelado às empresas que contratam motociclistas para entregas de mercadorias que evitem a contratação de pilotos com motos irregulares e promovam orientações sobre a importância da direção defensiva.
As autoridades de trânsito observam que muitos dos acidentes registrados acontecem em áreas que possuem sinalização adequada, mas, em muitos casos, a imprudência, como o abuso da velocidade contribuem para o aumento no índice de acidentes.
Mais fiscalização
Para tentar evitar novos acidentes, as operações de fiscalização irão continuar em dias, horários e locais estratégicos, como as vias de maior movimento e alto índice de colisões. Nas ações serão inibidas a circulação de veículos em condições irregulares e sem documentação.
Deixe o seu comentário