Toras de eucalipto retiradas da Praça Getúlio Vargas serão leiloadas pela Prefeitura

A VOZ DA SERRA entrou em contato com o Governo Municipal em busca de mais informações sobre o pregão marcado para o dia 20 de maio, mas não obtivemos resposta
sábado, 18 de abril de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
(Fotos: Henrique Pinheiro)
(Fotos: Henrique Pinheiro)

A Prefeitura de Nova Friburgo publicou no Diário Oficial eletrônico do município desta sexta-feira, 17, um aviso de pregão, marcado para o dia 20 de maio, para contratação de prestação de serviços de leiloeiro oficial registrado na Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) para executar leilão de toras de eucalipto da espécie Robusta oriundas de supressão da Praça Getúlio Vargas.

Em busca de mais informações sobre o assunto, A VOZ DA SERRA entrou em contato com a Prefeitura de Nova Friburgo e fez uma série de questionamentos: se as toras em questão pertencem à poda realizada em 2015 pela Prefeitura; se fazem parte do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público Federal (MPF); qual a quantidade de toras que será leiloada; onde esse material está guardado atualmente; qual a condição dos mesmos; quanto se pretende arrecadar com o leilão; e o que será feito com a verba oriunda do referido leilão. No entanto, até o fechamento desta edição não recebemos nenhuma resposta.

Relembre o caso

Os cortes de eucaliptos centenários ocorreram em janeiro de 2015. Diante da comoção que a operação causou na cidade, o MPF, responsável pela fiscalização do patrimônio público, acionou a prefeitura e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e firmou um TAC para regularizar a execução do serviço de corte raso e poda de árvores da Praça Getúlio Vargas.

No acordo, o governo se comprometeu, por exemplo, a executar o serviço exclusivamente nas árvores que oferecessem risco comprovado às pessoas e bens. A prefeitura e o Iphan deveriam ainda realizar apresentação pública do projeto à população de Nova Friburgo, facultando aos participantes o encaminhamento de perguntas, propostas e sugestões.

À época, A VOZ DA SERRA denunciou que toras cortadas dos eucaliptos da praça estavam apodrecendo no Horto Municipal - há também madeiras depositadas na Empresa Brasileira de Meio Ambiente (EBMA), no bairro Córrego Dantas. A madeira deveria ter sido utilizada no mobiliário urbano da cidade ou destinada à artistas que executam trabalhos com o material.

Com o descumprimento de parte do TAC, o MPF executou judicialmente o acordo e o ex-prefeito Rogério Cabral foi multado em R$ 94 mil. Além disso, o MPF denunciou o ex-prefeito e os secretários, João Paulo Mori (Defesa Civil) e Ivison Soares Macedo (Meio Ambiente), pelo crime de destruir, inutilizar e deteriorar bens tombados. Na denúncia, o MPF afirmou que a prefeitura agiu de forma precipitada, cortando árvores centenárias sem necessidade. Os acusados recorrem da denúncia na Justiça.

 

LEIA MAIS

Reuniões acontecerão nesta segunda à noite e no próximo dia 23

Segundo nota, “não foi possível estimar a quantidade de toras resultante da poda dos eucaliptos, que estão em estado razoável”

Reclamações somam-se a outras feitas em 2019. À época, prefeitura prometeu resolver, mas problemas persistem

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra