Teste de Covid em crianças, só com encaminhamento de pediatra

Pais denunciam que exames no Centro de Triagem da Via Expressa são negados às crianças que não foram consultadas antes em uma unidade de saúde
quarta-feira, 16 de março de 2022
por Christiane Coelho, especial para A VOZ DA SERRA
Teste de Covid  em crianças, só com encaminhamento de pediatra

O protocolo sanitário é claro: está com sintomas gripais, busque o Centro de Triagem da Covid-19, na Via Expressa, no bairro Olaria, para fazer o teste. E, no decreto 1.309/2022, que traz os regramentos para o retorno às aulas presenciais, há um item específico para a testagem de alunos. O artigo 1, inciso 3, inclusive, diz que a escola deve encaminhar os alunos com sintomas gripais “ preferencialmente, aos centros de testagem com documento da escola informando síndrome gripal para atendimento com fluxo diferenciado ou ao Hospital Municipal Raul Sertã, ou a unidade de saúde privada de preferência para avaliação médica com diagnóstico.” O decreto traz ainda o modelo de declaração a ser preenchido pelo responsável da escola e levado pelos responsáveis dos estudantes na hora de fazer o teste.

No entanto, pais que estão levando seus filhos, com o encaminhamento da escola ao Centro de Triagem da Via Expressa, reclamam por terem que fazer uma peregrinação para conseguir realizar a testagem. É o caso dos pais de um menino, que estuda em uma escola municipal, e não quis se identificar. O garoto apresentou sintomas gripais na última quinta-feira, 10: febre, coriza e dor de garganta. Segundo ele, a febre baixou, mas os outros sintomas continuaram. “Na segunda-feira, 14, a mãe dele o levou ao Centro de Triagem da Via Expressa para testar e foi avisada que teria que apresentar um encaminhamento de um pediatra. Foi orientada a ir ao posto de saúde de Olaria para conseguir o encaminhamento e voltar lá. Assim ela fez, mas ao chegar ao posto de saúde, outra surpresa: não tinha pediatra naquele dia e voltei para casa sem fazer o teste de Covid-19”, relatou ele.

A criança deixou de ir à aula na segunda-feira, 14, e só poderá retornar com o teste negativo ou terá que ficar sete dias afastado, conforme determina o decreto 1.309/2022. “ Se o teste não for realizado por qualquer motivo, o caso suspeito deve ser afastado por no mínimo sete dias completos a partir da data do início dos sintomas, desde que esteja sem febre, sem uso de antitérmicos e com melhora dos sintomas respiratórios há 24 horas ou mais e seja capaz de manter o uso rigoroso da máscara facial por mais três dias, até completar dez dias do início dos sintomas. Caso contrário, o retorno deverá se dar após dez dias completos de afastamento, com os mesmos critérios clínicos.” O pai da criança, que também estava com sintomas gripais, como dor de garganta, chegou ao Centro de Triagem da Covid-19, e foi testado na hora. O teste do pai deu negativo.

O que diz a prefeitura

Em nota, a Prefeitura de Nova Friburgo informou que “a testagem das crianças será realizada sem a necessidade de encaminhamento médico. Porém, caso haja necessidade de atendimento médico, os responsáveis precisam se dirigir com a criança a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou a uma Estratégia de Saúde da Família (ESF), porque no Centro de Triagem não tem pediatra.”

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra