Site fica instável no primeiro dia de pré-matrícula online na rede municipal

Já na estadual, renovação atinge adesão recorde dos últimos cinco anos
quarta-feira, 09 de dezembro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Site fica instável no primeiro dia de pré-matrícula online na rede municipal

Começou nesta quarta-feira, 9, e vai até o próximo domingo, 13, o período de pré-matrícula para novos alunos nas escolas municipais de Nova Friburgo através do site da prefeitura (www.pmnf.rj.gov.br) ou pelo link (http://ecidade.pmnf.rj.gov.br:8060/matricula-online/pre-matricula.php?lNovaPreMatricula). A Secretaria Municipal de Educação anunciou que serão liberadas as vagas disponíveis tanto para educação infantil, como para o ensino fundamental (1º e 2º segmento), ou seja, do berçário ao 9º ano. Ao fazer a inscrição no sistema de pré-matrícula, os pais ou responsáveis pelos estudantes têm a opção de selecionar até três unidades escolares de sua preferência, aumentando as chances de conseguir uma vaga. 

Entretanto, como já aconteceu em anos anteriores, muitos pais de alunos que tentam fazer a pré-matrícula online dos filhos nas creches e escolas municipais de Nova Friburgo denunciaram ontem em redes sociais e no WhatsApp de A VOZ DA SERRA ( 99213 9995) que não estavam conseguindo finalizar a inscrição devido a erros na plataforma, sobretudo na etapa de escolha das unidades escolares. 

A pré-matrícula está sendo realizada de forma 100% online este ano, por causa da pandemia da Covid-19, com a finalidade de evitar aglomerações. No entanto, nem todas as pessoas possuem acesso a internet e/ou sabem utilizar tal plataforma disponibilizada para o cadastro da pré-matrícula. Nos anos passados, a Secretaria Municipal de Educação disponibilizou pontos de matrícula em algumas escolas.   

Em nota, a Prefeitura de Nova Friburgo informou ontem que “de acordo com o setor de Central de Matrículas da Secretaria de Educação, o sistema estava funcionando, mas devido ao excesso de pessoas acessando ao mesmo tempo, eventualmente pode ocorrer travamento na hora de selecionar as unidades pretendidas. Se isso acontecer, basta fechar somente a janela das unidades e abrir novamente. Várias pré-matrículas já foram realizadas. Cabe lembrar que, no primeiro dia, a busca pelo site é maior, mas ao longo dos dias, conforme as inscrições são realizadas, o acesso fica mais fácil. É importante destacar, também, que o sistema estará aberto até o próximo domingo, 13, e que não importa o dia em que o cadastro foi feito, pois as vagas são distribuídas de acordo com os critérios da portaria de matrícula e não por ordem de inscrição”, esclareceu. 

No ato da inscrição de pré-matrícula online, o responsável legal deverá fornecer as seguintes informações cadastrais: certidão de nascimento da criança; CPF do aluno; CPF do responsável legal; carteira de Identidade do responsável legal; cartão do Bolsa Família, se for beneficiário; comprovante de residência; número da matrícula funcional, caso o responsável seja servidor da rede municipal; e número de telefone de contato. O número do Cartão Nacional de Saúde (CNS – cartão do SUS) não será obrigatório nesta fase, ficando o seu fornecimento a cargo do responsável legal, sendo apenas exigido na efetivação da matrícula.

O resultado da pré-matrícula será divulgado nos mesmos endereços mencionados acima e o responsável deve acompanhar a alocação da criança em uma das escolas pretendidas. Excepcionalmente, em função da pandemia, para as alocações realizadas no próximo dia 15, com efetivação da matrícula prevista nas unidades escolares nos dias 16, 17 e 18, a matrícula será confirmada por telefone.

No estado, adesão recorde
 

À 0h da última quinta-feira, 3, a Secretaria estadual de Educação (Seeduc) encerrou o período de renovação de matrículas dos alunos da rede com destaque com recorde de registros: foram 503.422 alunos inscritos, pelo site www.matriculafacil.rj.gov.br, um registro de 69.147 estudantes a mais que em 2019, um recorde nos últimos cinco anos. A opção online para renovação foi criada este ano para garantir segurança por conta da pandemia, além do conforto e rapidez no processo.

Parte do sucesso da adesão de alunos ao sistema se deu pela campanha informativa e motivacional dirigida aos estudantes, veiculada em diversas mídias. Com o mote “Bora Estudar, Bora Matricular”, as peças possuem linguagem jovem, informando prazos e ressaltando a importância da não interrupção dos estudos para um futuro promissor. Além disso, o trabalho de busca ativa realizada por gestores escolares, professores, representantes de grêmios e pela comunidade escolar também foi decisivo para chamar os alunos para o próximo ano letivo.

"Em um 2020 atípico e cheio de desafios, ficamos otimistas com o número de alunos que renovaram seu vínculo com a escola. O interesse demonstrado sinaliza que estamos no caminho certo para que nossos jovens prossigam com seus estudos. Fica o meu reconhecimento pelo trabalho de todos os educadores que não têm poupado esforços nessa busca ativa, que será contínua. Com transparência e ações planejadas, não deixaremos nenhum aluno fora da escola”, afirma o secretário de Educação, Comte Bittencourt.

Para os estudantes que desejam mudar de escola ou ingressar na rede estadual, o período de pré-matrícula está aberto até o próximo dia 22 pelo site www.matriculafacil.rj.gov.br

Alunos novos: até o próximo dia 22

A Secretaria estadual de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ) abriu na última sexta-feira, 4, o período de pré-matrículas para alunos novos nas escolas estaduais. São mais de mil unidades de ensino com oportunidades disponíveis no 2º segmento do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e no ensino médio. As inscrições devem ser feitas somente online pelo site Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br). 

A Seeduc reforça que a 1ª fase da pré-matrícula não acontece por ordem de inscrição. Os estudantes são alocados nas escolas com vagas disponíuveis obedecendo aos seguintes critérios do Estatuto da Criança e do Adolescente: preferência à pessoa com deficiência; crianças e adolescentes até 18 anos incompletos; permanência na rede pública de ensino e proximidade da residência. Em caso de empate, a prioridade será para o aluno mais novo.

No site Matrícula Fácil, o aluno ou seu responsável encontra informações sobre como se inscrever; escolas com vagas disponíveis; idade para cada série ofertada; como e quando confirmar a matrícula na escola. No próximo dia 30, o resultado da alocação será divulgado no site Matrícula Fácil. Na página, o responsável - ou o aluno maior de 18 anos - poderá verificar o dia e o horário agendados para que compareça à escola e realize a confirmação da matrícula, no período de 4 a 14 de janeiro de 2021.

 

LEIA MAIS

Depois do aumento dos atentados pelo Brasil, foram adotadas medidas de precaução contra possíveis massacres de alunos

Serão liberados R$ 150 milhões para financiar projetos nos municípios

Ibelga Ceffa Flores, da rede municipal, trabalha com pedagogia diferenciada: sala de aula alternada com dia a dia no campo

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Educação