Site do Detran agora informa notificações de multas e autos de infração

Antes motorista tinha que comparecer ao órgão ou se cadastrar no Sistema Eletrônico de Informações (SEI)
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Trânsito em Nova Friburgo antes da pandemia (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
Trânsito em Nova Friburgo antes da pandemia (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

Em mais uma etapa do processo de digitalização, o Detran começou a disponibilizar esta semana em seu próprio site (www.detran.rj.gov.br) uma nova ferramenta de consulta na qual o requerente poderá visualizar o andamento das autuações, bem como fazer download de cópias em PDF de autos de infração, notificações e Avisos de Recebimento (AR). “Estamos desburocratizando o procedimento de consulta de infrações de trânsito. Nossa intenção é facilitar a vida da população, além de deixar o processo mais transparente”, ressalta o presidente do Detran-RJ, Adolfo Konder.

Este novo procedimento destina-se a consultas de autos de infração de competência estadual, ou seja, iniciados pelas letras C ou E. O usuário terá a possibilidade de baixar multas lavradas por Detran, Polícia Militar e Operação Lei Seca, por exemplo. A cópia do documento poderá ser baixada acessando o portal do Detran e clicando no menu “Infrações”, ou pelo link (www.detran.rj.gov.br/_documento.asp?cod=1410). 

Antes da nova funcionalidade ser implementada, o requerente precisava comparecer ao Detran ou se cadastrar no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) como usuário externo e fazer uma petição, que era atendida manualmente por servidores da Central de Recursos do órgão. 

Outros serviços digitais do Detran 

Além das infrações de trânsito e notificações, o Detran também está disponibilizando de forma digital os seguintes serviços:

 

  • Agendamento no site dos principais serviços prestados pelo órgão, nos setores de veículos, habilitação e identificação civil; 

  • Entrada e acompanhamento de recursos de multas (de competência estadual), e processos de cassação de CNH e suspensão do direito de dirigir; 

  • Obtenção do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) no formato digital, bastando baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito. O usuário não precisa mais agendar e comparecer a uma unidade de atendimento para receber o documento impresso, facilitando o procedimento de licenciamento anual; 

  • Abertura por e-mail dos seguintes processos: devolução de taxas, averbação de CNH estrangeira, baixa de restrição de veículo, baixa de veículo, certidão de inteiro teor, perícia médica, reabilitação e regularização de motor; 

  • Atendimento online a familiares de vítimas de acidentes de trânsito, realizado pelo Núcleo de Apoio à Vítima de Trânsito (Navi).

LEIA MAIS

Na Via Expressa, uma mulher de 41 anos morreu após ter sido atropelada

Desde o último sábado entrou em vigor decreto que revoga atribuições da equipe

Levantamento foi feito para a Semana Nacional de Trânsito

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Trânsito