Sesi prorroga testes de Covid na indústria até junho

Lançado em abril de 2020, programa já testou 6.447 pessoas em Friburgo
segunda-feira, 22 de março de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Sesi prorroga testes de Covid na indústria até junho

Com novo aumento nos casos de coronavírus em todo o país, o Sesi estendeu o prazo do Programa Testes Covid-19 até junho. A estratégia de combate à doença teve início em abril do ano passado e testou colaboradores de 840 empresas, de 77 sindicatos espalhados pelo estado. Nova Friburgo é a cidade do interior fluminense com mais testes realizados: foram 6.447 exames em funcionários de 144 empresas. Somando os municípios de Bom Jardim, Cantagalo, Cordeiro e Macuco, 6.927 trabalhadores já foram testados em toda a região Centro-Norte. Petrópolis tem até agora 3.077 trabalhadores testados em 80 empresas.

O objetivo do programa do Sesi é agilizar o diagnóstico da Covid-19, contribuindo para evitar a propagação do coronavírus no estado e manter a capacidade produtiva da indústria, prezando pela saúde dos trabalhadores e da população. Segundo a presidente da representação regional da Firjan no Centro-Norte Fluminense, Márcia Carestiato, a iniciativa contribuiu para que as empresas continuassem  funcionando e garantindo a saúde de seus colaboradores. 

“As empresas seguem todas as recomendações dos órgãos competentes desde o início da pandemia e, por isso, nossa região tem o maior número de testes realizados em todo o Estado do Rio. Os empresários sempre se mostraram preocupados com as vidas de seus colaboradores e o funcionamento da economia. Não à toa, os números mostram que muitas vezes o funcionário está mais seguro em seu local de trabalho do que na própria casa”, afirmou a presidente. 

Para micro e pequenas indústrias, com até 100 empregados, o serviço continua sendo oferecido de forma gratuita. Este grupo poderá solicitar nova testagem dos seus colaboradores, caso seja necessário. Para as médias e grandes indústrias, os testes saem a preço de custo. As solicitações podem ser feitas pelo link (bit.ly/32BMWZi). 

Embora iniciada a imunização da população, ainda não há vacina para todos os brasileiros. Diante deste cenário, como estratégia de combate à Covid-19, a testagem em massa e o rastreamento de contatos (contact tracing) – detecção dos indivíduos que tiveram contatos com uma pessoa com o vírus – se mostram ferramentas importantes por fornecerem um maior número de informações. Essa combinação estratégica permite um maior potencial para a tomada de decisão e a gestão dos impactos causados pela pandemia.

“A combinação desses resultados ressalta a importância da testagem frequente, uma vez que mesmo sem apresentar sintomas, este trabalhador pode transmitir o coronavírus. Assim, a identificação mais rápida de indivíduos com Covid ajuda no combate da Covid-19”, destaca o pesquisador-chefe do Centro de Inovação Sesi Higiene Ocupacional, Antônio Fidalgo.

O método do teste molecular RT-PCR realizado pelo Sesi é feito a partir da coleta de secreção da garganta e das narinas, sem procedimento invasivo, de fácil coleta e com capacidade de identificação do vírus antes mesmo do aparecimento dos sintomas. A contratação desse serviço é indicada para as indústrias que mantêm seu processo produtivo operando com trabalhadores de forma presencial.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra