Senai dá dicas de eficiência energética

Ações tem o objetivo de ajudar no controle e redução do consumo de energia
sexta-feira, 03 de setembro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

Com a nova bandeira de escassez hídrica nas contas de luz, no valor de R$ 14,20 a cada 100 kW/h, até abril de 2022, e do anúncio do programa de incentivo de redução voluntária no consumo de energia elétrica para residências e pequenas empresas, o Senai está oferecendo dicas de eficiência energética para os consumidores e micro e pequenas empresas. “Com a crise energética e hídrica, e a consequente elevação do preço da energia elétrica para o último patamar da bandeira vermelha, toda ação de eficiência energética pode ter um impacto financeiro ainda mais significativo nas micro e pequenas empresas”, destaca o especialista em Serviços Tecnológicos da área de Energia e Sustentabilidade, Sudá de Andrade Neto.

Entre as possíveis medidas de eficiência energética que podem ser adotadas por empresas de micro e pequeno porte, destacam-se: análise do fator de potência, de modo a avaliar se não há energia reativa acima do necessário para magnetização dos equipamentos. Acima de certo limite, essa energia reativa gera multas da concessionária; análise de modalidade tarifária e demanda contratada, caso haja. As empresas geralmente estabelecem contratos de energia baseados em uma expectativa de consumo e de produção, mas sem o ajuste fino dos indicadores energéticos produtivos, o que muitas vezes gera custos acima das suas necessidades práticas; aliado à uma adequação da modalidade tarifária, há o ajuste na distribuição da carga, onde a empresa faz ajustes no tempo e horário de operação de maquinários, readequando seu sistema de produção; substituição de equipamentos para modelos mais eficientes, principalmente sistemas motrizes, de bombeamento e térmicos, procurando sempre aqueles com o selo Procel de maior eficiência (escale entre A e E, sendo o selo A o mais eficiente).

A equipe de consultoria do Senai também sugere que seja providenciado um investimento em energia fotovoltaica na modalidade Geração Distribuída, o que blinda o empresário da inflação energética e diminui sua conta de luz em até 90%. Se a ideia é fugir de um investimento alto, há a opção de instalar um sistema de menor porte e posteriormente expandi-lo, já que uma energia modulável. Além disso, atualmente existem variadas opções de financiamento, para todos os perfis de crédito. Inclusive criou-se recentemente a alternativa de alugar uma usina solar por leasing, o que permite, em alguns casos, uma redução imediata na conta de luz.

Essas ações fazem parte do portfólio de serviços de consultoria do Instituto Senai de Tecnologia Química e Meio Ambiente, ligado à Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). A consultoria do Senai atende a todas empresas interessadas no serviço.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: