Selo da Primeira Imigração Alemã será lançado nesta sexta

Devido à pandemia, cerimônia será transmitida ao vivo pelo Facebook
quarta-feira, 07 de outubro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Selo da Primeira Imigração Alemã será lançado nesta sexta

O Centro Cultural Teuto Friburguense e a colônia alemã do município lançam nesta sexta-feira, 9, com cerimônia virtual às 10h30, o selo comemorativo da Primeira Imigração Alemã no Brasil. Devido a pandemia, o selo será apresentado através de uma live, na página do Facebook (Nova Friburgo Teuto). Esta é mais uma ação visando as comemorações do bicentenário da imigração alemã que será celebrado em 2024. 

A imigração alemã

Em maio de 1823 o major Von Scheffer assinou as instruções de permissão da primeira imigração alemã para o Brasil. Assim o imperador D. Pedro I, o enviou para a assinatura deste contrato que tinha intenção de trazer mais homens para o Exército Brasileiro. O imperador queria reforçar o Exército e as fronteiras do Brasil. Assim no dia 3 de janeiro de 1824 chegou ao Rio de Janeiro o navio Argus e 11 dias depois o navio Caroline.

No contrato assinado em Frankfurt, esses alemães seriam instalados na Bahia, nas províncias de Frankenthal e Leopoldina que não foram construídas. O imperador, então, determinou que essas famílias fossem para a serra fluminense e se instalassem em casas e lotes abandonados pela imigração suíça. A maioria desses alemães trouxeram alguns bens e tiveram uma adaptação diferenciada e melhor adaptação. Depois outros empresários alemães que já investiam no Brasil, a exemplo de Peter Julius Ferdinand Arp, com uma fábrica de meias em Blumenau-SC, tomou conhecimento da imigração em Nova Friburgo e direcionou seus investimentos para cá. 

Para o início da instalação do parque industrial seria necessário a energia elétrica, que até aquele momento não existia. Assim Julius Arp fundou uma companhia de eletricidade com voltagem 220 volts para suportar a carga dos maquinários. O investimento permitiu a instalação de outras fábricas, como a Indaço, Filó, Rendas Arp, Ypu, Sinimbu e Haga. Além de Julius Arp, foram referência na imigração alemã, Maximilian Falk, Otto Siemes, Hans Geiser, Frederich Sichel e Emil Cleff. Hoje, a diretora de relações diplomáticas Bárbara Husung, que representa o Consulado da Alemanha no Rio de Janeiro reside em Nova Friburgo. 

O Centro Teuto Friburguense 

A entidade representa os valores históricos e culturais da imigração alemã e oferece aulas de língua alemã, atividades culturais, encontros de famílias de alemães e descendentes e um grupo de dança adulto e infantil. O interesse é manter vivo o esforço e o empenho de homens e mulheres que muito contribuíram para o desenvolvimento de Nova Friburgo. Em maio do ano passado foi lançada a logomarca do bicentenário, que acontecerá em 3 de maio de 2024. O objetivo também é reforçar os valores históricos e culturais da imigração, e também a história de Friburgo.

 

LEIA MAIS

Pietro Lazzeri destacou a possibilidade de parcerias que poderão ser desenvolvidas em conjunto

Pietro Lazzeri virá conhecer empresários locais e falar sobre o bicentenário e as relações bilaterais entre os dois países

Finalidade é valorizar as tradições da primeira nação a aportar na cidade, há 204 anos, dando início à colonização

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: 200 anos