Sarampo em Friburgo: sobem para 4 número de casos confirmados e 35 o de suspeitos

Infectados moram nos bairros de Olaria, São Geraldo, Cascatinha e no distrito de Conselheiro Paulino
sexta-feira, 07 de fevereiro de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
O vírus do sarampo (Reprodução da web)
O vírus do sarampo (Reprodução da web)

Subiu para quatro o número de casos confirmados e 35 suspeitos de Sarampo em Nova Friburgo, somente este ano. As informações foram passadas pela Secretaria Municipal de Saúde, que contabiliza os dados apurados no período de 1º de janeiro à 4 de fevereiro. Dos infectados pela doença, um tem entre 10 e 19 anos; outro tem entre 20 e 29 anos e dois têm entre 30 e 39 anos. Eles são moradores dos bairros Olaria, São Geraldo, Cascatinha e distrito de Conselheiro Paulino.

Não foram divulgadas mais informações sobre os casos confirmados de Sarampo no município, como o sexo dos infectados, se há algum grau de parentesco entre eles e se contraíram a doença aqui ou em outro município, no entanto, algumas informações são tratadas com sigilo e ainda não podem ser divulgadas.

De acordo com a Subsecretaria de Comunicação Social da prefeitura, na próxima segunda-feira, 10, também será divulgado um balanço com o percentual de vacinação no município, inclusive com os números do Dia D contra o Sarampo que foi realizado no último sábado, 1º, em diversas unidades de saúde do município e no quartel do 6º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) de Nova Friburgo.

Os casos de sarampo

Os dois primeiros casos da doença foram confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde no último dia 23 de janeiro. Na ocasião, existiam ainda outros dez casos suspeitos. A divulgação dessa informação acabou gerando uma verdadeira corrida aos postos de saúde, que têm ficado lotados desde então.

No dia 24 de janeiro, conforme noticiado por A VOZ DA SERRA, a espera para se vacinar chegou a cerca de cinco horas na Policlínica Doutor Sylvio Henrique Braune, no Suspiro. A procura continuou grande nos dias seguintes, assim como no Dia D realizado no último sábado. Outro Dia D de vacinação contra a doença será realizado no dia 7 de março.

A doença

O Sarampo é transmitido por meio da fala, da tosse e do espirro. Os principais sintomas são mal-estar, febre, manchas vermelhas que aparecem no rosto e vão se espalhando por todo o corpo, tosse, coriza e conjuntivite. A vacina é fornecida pelo Ministério da Saúde e estará disponível gratuitamente nos postos de saúde municipais.

Quem estiver com alguma doença aguda, febre moderada ou grave não deve receber a vacina contra o Sarampo. Também não é indicado o imunizante a quem recebeu imunoglobulina, sangue e derivados, transplantados de medula óssea, quem apresenta alergia ao ovo e gestantes.

Vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde oferece a vacina contra o Sarampo (e as demais do calendário vacinal de rotina infantil) no posto Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h; no posto de saúde Tunney Kassuga, em Olaria, também de segunda a sexta-feira das 8h às 16h; e na Unidade Básica de Saúde José Copertino Nogueira, no bairro São Geraldo, às terças e quintas-feiras, das 8h às 16h. 

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a vacina contra o Sarampo “não é uma imunização indiscriminada. Deve ser priorizada somente para as pessoas que necessitam”. É importante destacar que as pessoas devem levar a caderneta de vacinação ou os registros de vacinas, juntamente com o cartão do SUS, para serem avaliadas. 

Para evitar filas, a Secretaria de Saúde solicita a quem não tiver o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), que se dirija à unidade de saúde mais próxima de sua casa com identidade, CPF e comprovante de residência, para a confecção do cartão.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde | vacina