Salinas registra a segunda menor temperatura do mês: 6,4 graus

Vento gelado intensificou a sensação de frio, que deve continuar, mas fim de semana promete ser um pouco mais quente
segunda-feira, 22 de agosto de 2022
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Inverno em Friburgo (Foto: Vera Barcellos)
Inverno em Friburgo (Foto: Vera Barcellos)

A estação meteorológica de Salinas, onde o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) afere oficialmente as temperaturas mais baixas em Nova Friburgo, registra nesta segunda-feira, 22, a segunda menor temperatura do mês: 6,4 graus (a menor havia sido 4,9 graus, no dia 3 passado). Na sexta o Inmet registrou 10,1 graus, no sábado 9,4 e no domingo, 7,4.

A sensação térmica, no entanto, que era de 6,4 graus às 5h da manhã desta segunda, continuava bem baixa às 11h: apenas 7,7 graus.

Embora as mínimas estivessem entre 7 e 10 graus de sexta a domingo, a sensação térmica chegou a 2 graus negativos às 18h de sexta, com previsão de 3,4 negativos às 20h.

Vento gelado

A massa de ar polar que chegou derrubando as temperaturas no fim da semana passada foi intensificada pelas rajadas de vento gelado, responsáveis pela sensação térmica de mais frio ainda.

Houve registro de novos recordes de frio, além de geada em amplas áreas e até neve no Sul do país, segundo o Climatempo.

A semana ainda começa com bastante umidade. O motivo, de acordo com o Climatempo, é um sistema de alta pressão no oceano  que empurra os ventos do mar para o continente. Com isso, muitas nuvens ainda se espalham e pode chover fraco no litoral do Estado do Rio. 

As temperaturas continuam baixas. Para Nova Friburgo, a previsão é de mínimas de 7 a 9 ao longo da semana e máximas de 16 a 20, com sol tímido, entre nuvens, mas sem chuva. 

A elevação de temperatura ainda é lenta, subindo um pouquinho a cada dia, mas o próximo fim de semana promete ser mais quente, entre 14 e 18 graus.

 

LEIA MAIS

Previsão é que a chuva diminua, mas há possibilidade de pancadas isoladas até o fim de semana

Ideal é votar pela manhã, para evitar possíveis pancadas à tarde

A previsão de altos acumulados de chuva e ventos podem provocar transtornos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Clima