A estação meteorológica de Salinas, onde o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) afere oficialmente as temperaturas mais baixas em Nova Friburgo, registra nesta segunda-feira, 22, a segunda menor temperatura do mês: 6,4 graus (a menor havia sido 4,9 graus, no dia 3 passado). Na sexta o Inmet registrou 10,1 graus, no sábado 9,4 e no domingo, 7,4.
A sensação térmica, no entanto, que era de 6,4 graus às 5h da manhã desta segunda, continuava bem baixa às 11h: apenas 7,7 graus.
Embora as mínimas estivessem entre 7 e 10 graus de sexta a domingo, a sensação térmica chegou a 2 graus negativos às 18h de sexta, com previsão de 3,4 negativos às 20h.
Vento gelado
A massa de ar polar que chegou derrubando as temperaturas no fim da semana passada foi intensificada pelas rajadas de vento gelado, responsáveis pela sensação térmica de mais frio ainda.
Houve registro de novos recordes de frio, além de geada em amplas áreas e até neve no Sul do país, segundo o Climatempo.
A semana ainda começa com bastante umidade. O motivo, de acordo com o Climatempo, é um sistema de alta pressão no oceano que empurra os ventos do mar para o continente. Com isso, muitas nuvens ainda se espalham e pode chover fraco no litoral do Estado do Rio.
As temperaturas continuam baixas. Para Nova Friburgo, a previsão é de mínimas de 7 a 9 ao longo da semana e máximas de 16 a 20, com sol tímido, entre nuvens, mas sem chuva.
A elevação de temperatura ainda é lenta, subindo um pouquinho a cada dia, mas o próximo fim de semana promete ser mais quente, entre 14 e 18 graus.
Deixe o seu comentário