Ruas de Friburgo são higienizadas para evitar propagação do coronavírus

Ação é resultado de uma parceria entre a concessionária de águas e a prefeitura
quinta-feira, 30 de julho de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
O serviço sendo executado à noite (Divulgação PMNF)
O serviço sendo executado à noite (Divulgação PMNF)

A concessionária Águas de Nova Friburgo iniciou uma ação para higienizar as ruas, avenidas e pontos de maior concentração de pessoas no município. A ação, realizada em parceria com a prefeitura, visa reduzir os riscos de contaminação do novo coronavírus. A  concessionária anunciou que durante dois meses fará a desinfecção de diversas áreas do município utilizando uma solução composta por hipoclorito de sódio (água sanitária), que possui eficácia comprovada no combate à doença. Com apoio de um caminhão basculante, são disparados nos espaços públicos cerca de dez mil litros da substância por dia.

 “Iniciamos as atividades no distrito de Conselheiro Paulino, e já passamos pelo centro da cidade e bairros como Cônego e Cascatinha. O plano é alcançar o máximo de locais com maior acesso de pessoas, como pontos de ônibus e vias mais movimentadas”, destaca a gerente de operações da concessionária de águas, Danielle Moreira. Já o  superintendente da empresa, João Sá, reforça que esta é mais uma ação que o Grupo Águas do Brasil desenvolve para intensificar o combate à Covid-19.

“Desde o início da pandemia, estamos atentos aos cuidados para combater o avanço do vírus. Elaboramos diversas medidas de prevenção para proteger os nossos clientes e colaboradores. A desinfecção das ruas é mais uma estratégia da concessionária para apoiar a população no enfrentamento da doença”, conclui Sá.

 De acordo com a prefeitura, já foram higienizadas nos últimos dias as calçadas da  Avenida Alberto Braune, Praça Getúlio Vargas (incluindo a Estação Livre) e outras vias do Centro e do distrito de Conselheiro Paulino. 

Para infectologista, bom mesmo é lavar as mãos com água e sabão

No mês passado, A VOZ DA SERRA noticiou que alguns estudos recentes, além de opiniões de especialistas, como a infectologista Patrícia Lima Hottz, também mestre em doenças infecciosas e parasitárias pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apontam que mais eficaz que o uso de hipoclorito de sódio em espaços públicos é a higienização das mãos com água e sabão para evitar a propagação do vírus.  

As superfícies mais responsáveis pela contaminação das mãos são àquelas mais tocadas, como corrimões, teclados, elevadores, maçanetas, botões de acionamento em geral, torneiras, interruptores etc”, disse a infectologista reforçando que a principal forma de contágio da Covid-19 se dá através de gotículas respiratórias e contato das mãos contaminadas com olhos, nariz e boca. As mãos são contaminadas após tocar superfícies com o vírus. Ainda de acordo com a infectologista, as soluções de desinfetantes com cloro em altas concentrações e com exposição prolongada podem até gerar reações alérgicas ou irritação na pele e vias respiratórias, assim como irritações oculares em algumas pessoas.

A médica sugere que a prefeitura deveria orientar mais a população sobre o uso correto de máscaras faciais e a importância do distanciamento de, pelo menos, um metro entre as pessoas, desinfetar frequentemente superfícies manuseadas ou de “alta frequência de toques”, listou a infectologista observando que o coronavírus pode sobreviver em superfícies inanimadas e permanecer sendo capaz de contágio por períodos diferentes. “Em estudo recente, o coronavírus sobreviveu por 72 horas (três dias) no aço inoxidável e no plástico; no papelão, a sobrevida foi de 24 horas (um dia); e no cobre, por quatro horas. A presença do vírus em superfícies de alta frequência de toque oferece maior risco que nas calçadas e postes. A medida preventiva individual mais importante é a higiene frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel. As pessoas podem reservar um sapato para sair de casa e deixá-lo do lado de fora, ao chegar, para não carregar o vírus e outros contaminantes para dentro de casa”, sugere. 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra