Rio vermelho no Córrego Dantas

MP abriu investigação para descobrir causa da poluição ambiental
segunda-feira, 09 de setembro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Nova Friburgo, determinou durante o plantão do último fim de semana, a expedição de ofícios ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Semmadus) de Nova Friburgo, para tentar identificar as causas, as consequências e os responsáveis pela suposta contaminação de um rio que corta o bairro Córrego Dantas. 

A Promotoria Pública instaurou o procedimento a partir de denúncias dando conta do possível lançamento de efluentes possivelmente de origem industrial, na última sexta-feira, 6, a ponto de as águas ficarem com coloração avermelhada.

O MPRJ busca apurar a responsabilidade civil, reparar os danos ambientais e evitar maiores impactos negativos e danos futuros. A Promotoria pediu ao Inea diversas informações sobre a poluição hídrica, como a realização de vistoria e inspeção na localidade, os possíveis responsáveis, os riscos associados à contaminação, lista de estabelecimentos que lancem ou possam lançar efluentes com características semelhantes, entre outras.

Também solicitou à Secretaria Municipal de Meio Ambiente informações com objetivo de elucidar os responsáveis pela poluição hídrica.

Por fim, também foram expedidas cópias do procedimento para a Promotoria de Investigação Penal de Nova Friburgo, para apurar a responsabilidade criminal dos fatos. A coloração avermelhada do rio foi observada, pelo menos, até o final da tarde de sexta-feira. 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Inauguração SENAC
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: