Rio fecha praias e impõe toque de recolher neste fim de semana para tentar frear Covid

Segunda-feira novas medidas devem ser anunciadas, entre elas possível antecipação dos feriados de abril em todo o estado
sexta-feira, 19 de março de 2021
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Rio fecha praias e impõe toque de recolher neste fim de semana para tentar frear Covid

O fim de semana será de praias fechadas e toque de recolher às 23h na capital do estado - e a partir de segunda-feira, 22, as restrições devem aumentar. É cogitada, por exemplo, a antecipação de todos os feriados de abril (sexta-feira Santa, no dia 2; Tiradentes, na quarta 21; e São Jorge, na sexta 23), possivelmente em todo o estado.

As medidas foram baixadas pelo prefeito Eduardo Paes nesta sexta-feira, 19, para tentar frear o avanço do coronavírus no Rio. A cidade atingiu o pico de internações e já tem 54 casos confirmados de variantes do vírus, como a temida P1 do Amazonas, que contagia faixa etária mais jovem.

Em entrevista coletiva nesta sexta, 19, Paes disse que está articulando a união de todos os prefeitos da Região Metropolitana, de outras cidades e do próprio governo do estado  para ampliar os efeitos das medidas em todo o território fluminense. 

O decreto publicado nesta sexta criando novas restrições, válidas no fim de semana, proíbe banho de sol nas areias, esportes como altinho e partidas de futevôlei, ambulantes e barraqueiros. O estacionamento na orla foi proibido, exceto para moradores, idosos, portadores de necessidades especiais, hóspedes de hotéis e táxis. Quiosques, no entanto, podem abrir normalmente: caminhadas no calçadão continuam liberadas. Paes fez um apelo para que as pessoas fiquem em casa neste momento.

Está proibido:

  • Ficar na areia da praia;

  • Praticar esportes na praia;

  • Tomar banho de mar;

  • Comércio e serviços na praia, incluindo ambulantes;

  • Entrada de ônibus e vans fretados na cidade, exceto de hotéis;

  • Estacionar na orla.

  • A permanência de indivíduos nas vias, áreas e praças públicas das 23h às 5h

  • Eventos e festas em áreas públicas e até particulares, incluindo rodas de samba, boates, casas de espetáculo e congêneres.

As  atividades econômicas continuarão com horários escalonados:

  • Serviços: início às 8h e encerramento às 17h

  • Administração pública: início às 9h e encerramento às 19h

  • Comércio em geral: início às 10h30 e encerramento às 21h

“A gente sabe que as praias não são local de grande transmissão por serem um espaço aberto, mas precisávamos sinalizar para a população que não dá para viver a vida normal”, justificou Paes.

Nesta quinta o Rio bateu recorde de pessoas internadas simultaneamente em UTIs da rede pública e contratados pelo SUS na rede particular, por complicações do coronavírus. Mesmo com a abertura de novos leitos nos últimos dias, as UTIs permanecem cheias.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra