Rio é a Capital Mundial do Livro 2025, e dá início a um ano de celebração literária

Em Nova Friburgo, há apenas dois espaços dedicados à literatura e uma Feira de Livros
terça-feira, 22 de abril de 2025
por Ana Borges
(Foto: Regina Lobianco)
(Foto: Regina Lobianco)

A cidade do Rio de Janeiro foi escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Capital Mundial do Livro, condição que assume a partir desta quarta-feira, 23, quando se comemora o Dia Mundial do Livro.

A data é uma homenagem à leitura, visando despertar o interesse por livros em todo o mundo. A cada ano, uma cidade é escolhida para ser o título de Capital Mundial do Livro, válido por 12 meses a partir desta data.

Em 2025, o Rio foi reconhecido com essa honra internacional, tornando-se a primeira cidade de língua portuguesa a receber esse título — um marco histórico e um reconhecimento pelos projetos de excelência voltados à promoção da leitura no município.

Em Nova Friburgo, atualmente, existem apenas dois espaços com foco na venda de livros: a Genipapo, localizada na Rua Monsenhor José Antônio Teixeira, Centro; e a Dona Emília Books, que funciona no andar superior de uma padaria, onde ficava a antiga papelaria e livraria Arabesco, fechada em 2022, na Avenida Alberto Braune.

Nova Friburgo já teve grandes livrarias e livreiros dedicados à profissão, como: Giovanni Cassano, pioneiro no setor, que deu nome à sua loja, aberta em 1972. Entre as atividades culturais que promovia, estão as tardes de autógrafos com Aurélio Buarque de Holanda, Paulo Rónai, Vinicius de Moraes, entre outros. E Graça Simões, uma comerciante também apaixonada por livros. Filha dos proprietários da tradicional Papelaria Simões, onde trabalhava, abriu seu próprio negócio e criou a Livraria Simões. E algumas mais que desapareceram, por falta de leitores.

No Cadima Shopping, por um breve período, funcionou uma franquia da prestigiada Nobel Livrarias, cujo sistema funciona desde 1992 e possui atualmente cerca de 200 unidades franqueadas em todo o Brasil.  

Mas, tem opção para quem curte uma boa leitura, sem pesar no bolso: até o próximo dia 27 [com posssibilidade de ser estendida até o dia 4 de maio], os interessados podem aproveitar a Feira de Livros para garantir livros a preços bem mais baratos, na 10ª edição do evento, que oferece cerca de 20 mil exemplares, na Praça Getúlio Vargas, no Centro. Livros novos e seminovos são vendidos com descontos expressivos em relação ao preço de capa nas livrarias.  

O projeto itinerante tem como objetivo incentivar a leitura e atrair um público diverso, de todas as idades. Há obras recém-lançadas pelo mercado editorial, best-sellers e até clássicos da literatura. Além de revistas didáticas e literatura infantojuvenil. A feira funciona todos os dias das 8h às 19h. 

Programação Dia do Livro

A partir desta quarta-feira, 23, com a cerimônia de abertura oficial no Teatro Carlos Gomes, o Rio inicia um ano repleto de atividades culturais, sociais e educativas que transformarão a cidade em um verdadeiro laboratório da leitura. O projeto propõe a criação de novas políticas públicas para o livro e a leitura, além de eventos pensados para todos os públicos.

O espetáculo de abertura vai homenagear grandes autores da literatura brasileira por meio de performances artísticas, marcando o início de um ano que colocará a leitura no centro da vida cultural carioca. Confira algumas das ações programadas:

 

  • Bienal do Livro (junho): A tradicional feira literária chega com uma nova proposta, trazendo atrações imersivas como uma roda-gigante literária e um labirinto de histórias — além de milhares de livros para todos os gostos.

  • Noite com Livros: Encontros noturnos com rodas de leitura e debates literários, que acontecerão em abril, setembro e novembro.

  • Book Parade Rio 2025: Exposição ao ar livre nos moldes da famosa Cow Parade, levando esculturas temáticas de livros pelas ruas da cidade.

  • Rio de Livros: Instalação de pontos de troca de livros em locais de grande circulação, como estações de trem, metrô e o Terminal Gentileza.

  • Academia Editorial Jr. (junho): Curso de formação para jovens que desejam ingressar no mercado editorial, oferecendo capacitação e oportunidade de crescimento profissional.

Serviço

Abertura oficial – Rio Capital Mundial do Livro

Data: a partir de 23 de abril de 2025 (quarta-feira)

Teatro Carlos Gomes – Praça Tiradentes, s/n°, Centro

Telefone: (21) 2224-3602

Rede Social: @teatrocarlosgomes.rio 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: