O secretário de Turismo e Marketing de Nova Friburgo, Renan Alves, acompanhado da secretária de Meio Ambiente, Vívian de Assis, e da subsecretária de Regularização Fundiária, Andréa Duque Estrada, conheceram na semana passada a reserva ecológica Caiuá, no distrito de Mury. Eles foram recepcionados no local pelo casal de empresários Hugo Silva e Priscila Oliveira, proprietários da reserva.
Priscila explicou que o empreendimento surgiu na busca do casal por um lugar de paz para criar as filhas. “A reserva é um projeto de vida que nasceu antes da pandemia, com a temática de explorar o potencial do local, mas sobretudo respeitando e preservando o meio ambiente. Imergimos em estudos para que cumpríssemos a missão do cuidado, de maneira excelente”, ressaltou a empresária.
A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) está numa localização privilegiada, num corredor ecológico situado numa área de 11 mil hectares, com aproximadamente cinco mil metros de platôs. Caiuá - em tupi-guarani – significa homem que habita no mato. Os representantes das secretarias, além de conhecerem as instalações, plantaram uma muda de árvore, um dos muitos atrativos da programação do local.
“Acredito que cada um de nós, friburguenses, temos que conhecer o nosso lugar. Como poder público o nosso papel é dar viabilidade e suporte a novas ideias. A Reserva Caiuá representa muito da nossa cultura e do que planejamos para o turismo. Seguimos avançando, ao lado do empresário, ao lado dos profissionais e todo cidadão que tenha iniciativa para o crescimento da nossa cidade”, destacou Renan Alves.
Vívian de Assis falou da visita à Reserva Caiuá, mais uma RPPN que se junta à outras no município de Nova Friburgo, que tem suas belezas naturais e também essa possibilidade de turismo no sentido sustentável, o que a prefeitura vem buscando, se aproximando, também via Conselho Municipal de Meio Ambiente (Commam). "Queremos estimular os empresários e as pessoas que são entusiastas desse tipo de projeto, que envolvam principalmente educação ambiental. Priorizamos esse tipo de apoio, para que Nova Friburgo seja uma cidade sustentável", completou Vívian. Mais informações sobre a Reserva Caiuá no instagram do espaço @reserva_caiua.
Deixe o seu comentário