Renovação de matrículas nas escolas municipais prorrogada até dia 18

Período de inscrição para novos alunos será de 1º a 8 de dezembro
quarta-feira, 10 de novembro de 2021
por Christiane Coelho, especial para A VOZ DA SERRA
Foto: Henrique Pinheiro
Foto: Henrique Pinheiro

Fim de ano chegando, é hora dos pais e responsáveis pelos estudantes começarem a se movimentar para fazer as matrículas escolares de seus filhos. A Prefeitura de Nova Friburgo abriu o período de renovação para os alunos que já fazem parte da rede municipal, desde a última segunda-feira, 8. O prazo, que terminaria amanhã, 11, foi prorrogado para o dia 18.

Para renovar a matrícula, o responsável legal pelo estudante deverá atualizar a documentação escolar, em caso de necessidade, e assinar a ficha de matrícula. O processo será feito nas próprias escolas onde os alunos estudam.

Os pais que queiram matricular seus filhos nas escolas municipais, seja ingressando na rede ou através de transferência, deverão fazer a inscrição através do site www.novafriburgo.rj.gov.br O sistema será aberto às 10h do dia 1° de dezembro e receberá inscrições até o dia 8.  De acordo com a prefeitura, a inscrição também poderá ser feita nas escolas polo de matrícula, cuja relação será divulgada nos próximos dias, caso o responsável não tenha acesso à internet. 

A sede da Secretaria Municipal de Educação não será polo de pré-matrícula online. No ato do cadastro será obrigatório indicar ao menos uma opção de unidade escolar e até outras duas opções a mais. Para efetuar a pré-matrícula, é necessário apresentar certidão de nascimento e CPF do aluno, CPF e carteira de identidade do responsável legal, registro do Bolsa Família, se for o caso; comprovante de residência, matrícula funcional, caso o responsável seja servidor da rede municipal e telefone de contato.

De acordo com a prefeitura, não há ainda definição do número de vagas oferecidas pelo município. Em nota, a Secretaria Municipal de Educação informou que “como a matrícula de novas vagas está marcada para o próximo mês e a renovação de matrícula vai até o próximo dia 18, um levantamento está sendo realizado para obtenção deste número”.

Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Educação, a distribuição das vagas seguirá os seguintes critérios classificatórios para alocação: candidato com deficiência e/ou público-alvo da educação especial; candidato inscrito no cadastro de espera de 2021 e que não conseguiu locação; candidato de família beneficiada pelo Programa Bolsa Família; irmãos estudando na mesma unidade escolar; candidato cuja mãe esteja em situação de violência doméstica e familiar; e responsável legal sendo servidor público municipal de Nova Friburgo. O responsável legal deverá acompanhar o resultado da pré-matrícula através do site e efetuar a matrícula no prazo previsto. “O candidato que estava inscrito no cadastro de espera de 2021 e que não conseguiu locação terá, também, prioridade para distribuição de vagas, explica a nota da Secretaria de Educação.

Escolas ainda em sistema híbrido e nem todas abertas

O retorno às aulas de forma híbrida (presencial e remota) na rede municipal de ensino ainda está acontecendo, desde maio, quando foi publicado o decreto permitindo a abertura das escolas, desde que atendam às normas de segurança sanitária necessárias devido à pandemia da Covid-19. Nesta semana, 76 escolas estão abertas. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, semana que vem, retornarão às atividades presenciais mais três escolas. A pasta informou ainda que, devido ao distanciamento social ainda exigido pelo decreto municipal em vigor, ainda não há possibilidade dos estudantes frequentarem todos os dias da semana a escola, que está funcionando em rodízio. O ensino remoto permanece, inclusive para aqueles que optaram por não retornar ao ensino presencial. 

Hoje, a rede municipal de ensino em Nova Friburgo conta com 122 escolas e creches. Questionamos a Secretaria de Educação se todas estarão aptas ao retorno no ano letivo de 2022. Em nota, a resposta foi que “a Secretaria Municipal de Educação não toma as decisões do retorno das aulas presenciais sozinha, observado, principalmente, neste momento, a questão da segurança sanitária. Apesar do avanço da vacinação e por mais que a SME entenda que as crianças precisam voltar às salas de aula, a questão da proteção contra a transmissão da Covid-19 e a adequação de infraestrutura das unidades ainda são fatores que determinam este retorno.”

Matrículas nas escolas estaduais começam hoje 

Para os alunos que desejam ingressar na rede estadual, mudar de escola ou que perderam a renovação, a 1ª fase de pré-matrículas será aberta hoje, 10, e o prazo das inscrições vai até 5 de dezembro. Os interessados deverão acessar o site Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br) e verificar a oferta de escolas, séries, cursos e turnos disponíveis. 

No ato da inscrição, o candidato pode escolher, no mínimo, duas escolas de sua preferência, sendo que é necessário ter três opções na combinação de escola/curso/série/turno. O resultado da alocação será divulgado no dia 20 de dezembro.  A renovação da matrícula de alunos que já fazem parte da rede terminou ontem, 9.

Na rede estadual as aulas 100% presenciais retornaram no dia 25 de outubro.  As 25 escolas estaduais de Nova Friburgo abriram suas portas para receber os cerca de dez mil alunos da rede no município. De acordo com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, a decisão pelo fim do ensino híbrido foi tomada com a confirmação de que a maioria dos profissionais de educação está com o esquema vacinal completo.

 

LEIA MAIS

Depois do aumento dos atentados pelo Brasil, foram adotadas medidas de precaução contra possíveis massacres de alunos

Serão liberados R$ 150 milhões para financiar projetos nos municípios

Ibelga Ceffa Flores, da rede municipal, trabalha com pedagogia diferenciada: sala de aula alternada com dia a dia no campo

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Educação