Renovação de matrícula da rede estadual vai até esta quinta

Nas escolas municipais, esse procedimento para o ano letivo de 2021 ocorreu entre os últimos dias 17 e 19
segunda-feira, 30 de novembro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Renovação de matrícula da rede estadual vai até esta quinta

Alunos da rede pública estadual que desejam permanecer na mesma unidade escolar em 2021 precisam ficar atentos, pois o período de renovação da matrícula para o próximo ano letivo pode ser feita até a próxima quinta-feira, 3. Para agilizar o processo e evitar aglomerações, o cadastro deve ser feito de forma online, pelo site Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br). É importante destacar que o aluno que não fizer a renovação perderá o direito à vaga e deverá participar do processo informatizado de matrículas, se quiser continuar na rede estadual de ensino do Rio de Janeiro.

Pré-matrículas começam na sexta-feira

Para os alunos que desejam ingressar na rede estadual ou mudar de escola, a 1ª fase de pré-matrículas será oferecida da próxima sexta-feira, 4, até o próximo dia 22. Os interessados deverão acessar o site Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br) e verificar a oferta de séries, cursos e turnos disponíveis. No ato da inscrição, o candidato pode escolher, no mínimo, três escolas de sua preferência. O resultado da alocação será divulgado no próximo dia 30.

Rede municipal

A renovação da matrícula dos alunos da rede municipal de ensino para o ano letivo de 2021 ocorreu entre os últimos dias 17 e 19 nas próprias escolas. Já as matrículas para o programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) será feita em duas etapas: 

  • para o 1º semestre de 2021: renovação e matrículas novas nos próximos dias 16, 17 e 18;

  • para o 2º semestre de 2021: renovação e matrículas novas – em datas a serem programadas.

 

Para a realização da matrícula para a EJA, não é necessário a inscrição no cadastro de pré-matrícula online, devendo a matrícula ser realizada diretamente nas unidades

escolares. No ato da matrícula no ensino fundamental para Educação de Jovens e Adultos, os interessados deverão apresentar obrigatoriamente os seguintes documentos: cópia da certidão de nascimento ou casamento; cópia do comprovante de residência; cópia da carteira de Identidade e, se menor de 18 anos, cópias dos documentos de identidade e do CPF do responsável legal; declaração de próprio punho informando cor/raça; laudo médico/parecer comprobatório, no caso de aluno com deficiência ou transtornos globais do desenvolvimento, quando for o caso; histórico escolar ou documento comprobatório de conclusão do ano/fase anterior à matrícula pretendida nos casos de transferência de escola; duas fotos 3X4 e cópia do CPF do aluno.

 

LEIA MAIS

Depois do aumento dos atentados pelo Brasil, foram adotadas medidas de precaução contra possíveis massacres de alunos

Serão liberados R$ 150 milhões para financiar projetos nos municípios

Ibelga Ceffa Flores, da rede municipal, trabalha com pedagogia diferenciada: sala de aula alternada com dia a dia no campo

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Educação