Registros de casamento voltam a crescer em Friburgo

Com avanço da vacinação e queda do número de casos e mortes por Covid, cartórios têm registrado maior procura de casais pela união civil
sexta-feira, 26 de novembro de 2021
por Christiane Coelho, especial para A VOZ DA SERRA
Julia e Vander se casam em cartório (Arquivo pessoal)
Julia e Vander se casam em cartório (Arquivo pessoal)

As cerimônias e festas de casamentos, geralmente, são marcadas com bastante antecedência e os noivos costumam planejar e escolher, ao longo do tempo, os ítens de decoração, buffet, vestido, alianças e tantos outros que fazem parte desse momento tão especial. Mas, para muitos casais, a data marcada coincidiu com o período da pandemia e todas as restrições causadas por ela. Consequentemente, muitos cancelaram ou adiaram seus sonhos.

Mas, impulsionados pela confiança proporcionada pelo aumento da vacinação e pela diminuição do número de óbitos causados pela Covid-19 em Nova Friburgo, os casamentos voltaram a crescer após um período de queda expressiva no ano passado. Dados levantados pelos cartórios de registro civil do município apontam um crescimento de 28% entre janeiro e outubro deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. 

Nos dez primeiros meses de 2021, foram realizadas 871 celebrações civis, frente a 680 matrimônios realizados no ano passado no muncípio. Os dados constam no Portal da Transparência do Registro Civil, base de dados nacionais administrada pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Brasil (Arpen/BR), entidade que representa os 7.654 cartórios de registro civil do Brasil.

A empresária Júlia Borher Freze e o corrretor de imóveis Vander Lima Pereira Júnior namoraram por sete anos e decidiram que já estava na hora de juntar as escovas de dentes, como diz o ditado popular. Como na data escolhida, ainda havia restrição, decidiram se casar no cartório e fazer uma comemoração pequena. 

"A gente já tinha até pensado em fazer uma festa. Mas como ainda estávamos no período de muitas medidas restritivas, resolvemos nos casar somente no cartório e fazer um almoço num restaurante. Com limitações de pessoas nos espaços, não dava para convidar muita gente. Só convidamos parentes bem próximos mesmo," disse Julia, que se casou em setembro, contribuindo com o aumento de número de cerimômias em 2021.

Festas liberadas, casamentos acumulados

Com a liberação dos eventos e casas de festas, desde julho, a tendência é crescer ainda mais o número de casamentos.  "Esse aumento acabou sendo gerado pelo acúmulo de datas, por conta da pandemia. De março de 2020 a junho deste ano, estávamos proibidos de fazer festas e eventos. E tínhamos mais de 100 contratos fechados para esse período. A maioria adiada, que acabou acumulando com os já marcados para essas datas", disse David Ramos, do Commemori Buffet e Festas. Segundo ele, a procura para festas e casamentos aumentou muito e já tem eventos marcados até março de 2023.

Maísa Schumacker e David Girão (foto acima) haviam decidido, desde 2019, que se casariam no dia 9 de outubro de 2021, quando completaram oito anos de namoro. "Marcamos a festa em meio à pandemia, em junho de 2020. Mas sempre com fé em Deus que conseguiríamos realizar nosso sonho de casar no dia escolhido. E deu tudo certo", comemora Maísa.

Mas, até a metade deste ano, ainda havia o medo de não conseguir fazer o casamento, como planejado. "Tivemos medo de ter que adiar a data, como aconteceu com amigos nossos, que tiveram que adiar várias vezes. Já quase na metade do ano, ainda bem, a vacinação começou a avançar, o que também foi um ponto positivo para poderem voltar os eventos. Graças a Deus, chegou a data e boa parte dos familiares já tinham tomado as duas doses da vacina. Tivemos medo, mas queria muito essa data", disse emocinada, a noiva.

E, mesmo em meio ao novo normal, o casal conseguiu realizar seu sonho.  "Tivemos que mudar algumas coisas no casamento. O principal foi a lista de convidados, que teve que ser menor do que desejávamos, por causa da limitação imposta pelo decreto municipalem vigor. Foi difícil, porque algumas pessoas não entenderam. Fizemos uma cerimônia mais íntima com poucos convidados E foi tudo perfeito, lindo, melhor do que esperávamos. Comemoramos com toda a segurança, atendendo os protocolos sanitários e tivemos nosso sonho realizado", disse ela. 

Novo formato de festas de casamento

Uma tendêndencia, que já vinha acontecendo, ganhou força durante a pandemia. Muitos casais estão optando por cerimônias e festas menores e em locais abertos para celebrar a união. E, empresários começaram a se reinventar para oferecer um novo formato de casamentos: o "mini wedding". É o que fez Flávio Stern, do restaurante Trilhas do Araçari, que já faz casamentos há dez anos e passou a oferecer cerimômias bem intimistas, com até 12 convidados. "A pandemia da Covid trouxe um novo olhar, uma nova cultura, valorizando dividir os momentos importantes com pessoas mais próximas e em ambientes ao ar livre, " disse ele. 

E, mesmo com a liberação para reunir mais pessoas em eventos, o empresário disse que os casais continuam preferindo as cerimônias menores. "Continuamos com os mini casamentos, bem intimistas mas agora, com até 30 pessoas. Nos últimos dois meses, fizemos quatro nesse formato", disse ele.

De acordo com Flávio, a procura tem sido grande, pois há uma demanda reprimida. Foram 15 meses sem poder fazer festa. " Além de novos casais procurando, tenho três casamentos, fechados antes da pandemiaa, que estão remarcados para o ano que vem", adianta Flávio. 

Pandemia fez surgir mini wedding

Dezembro já é, tradicionalmente, o mês com maior número de casamentos no Brasil, sendo o preferido para as celebrações, uma vez que coincide com as férias coletivas de trabalhadores, férias escolares das crianças, assim como o recebimento do décimo terceiro salário, sendo o período ideal para as cerimônias e viagens de lua de mel. E esse ano, com a demanda reprimida de 2020, empresários que trabalham com o setor começam a ganhar fôlego. 

Pelo menos é o que tem observado Atilan Cavalcante, da joalheria Alianças Rei, que fabrica alianças e também trabalha com aluguéis de grinaldas e véus. "Ano passado, houve muitos cancelamentos, como aconteceu em todo o Brasil. E, as noivas que cancelaram o casamento em 2020, voltaram a nos procurar agora, juntando-se às que já estavam marcadas para 2021. Com isso, é claro, que a demanda duplicou", revela ele.

O aumento dos registros de casamentos nos cartórios neste ano, em relação a 2020, é observado também em todo o Brasil. De acordo com dados da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais, de janeiro a outubro de 2021, foram realizados 749.722 casamentos, Durante todo o ano de 2020, foram 719.173 uniões, uma diferença de mais de 40 mil. Uma esperança para o mercado voltar ao que era em 2019, quando foram realizados em todo o país 970.744 registros de casamentos.

 

 

 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: