Refis em Friburgo: falta pouco para começar o período de refinanciamento de dívidas

Veto à emenda que era contrária ao Código Tributário Municipal foi aprovado por unanimidade na Câmara
quinta-feira, 26 de agosto de 2021
por Christiane Coelho, especial para A VOZ DA SERRA
Refis em Friburgo: falta pouco para começar o período de refinanciamento de dívidas

Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores da última terça-feira, 24, foi aprovado por unanimidade o veto parcial da Prefeitura de Nova Friburgo ao projeto de lei que prevê a criação do programa “Concilia Friburgo”, que tem como objetivo oferecer descontos e financiamentos aos contribuintes que estão em débito com os tributos municipais. O projeto, elaborado pela prefeitura, havia sido enviado ao Legislativo e recebeu emendas parlamentares, aprovadas em plenário. Uma delas previa o parcelamento das dívidas em até 48 vezes, o que contraria o Código Tributário Municipal, que prevê o parcelamento máximo de tributos em até 36 vezes. Esse inciso foi vetado pelo Executivo. O veto, então, foi encaminhado para a Câmara  e aprovado. Agora, o projeto volta para o Executivo e deve ser promulgado pelo prefeito Johnny Maycon.

Após ser publicado em Diário Oficial,  quem estiver com tributos municipais atrasados até 31 de dezembro de 2020 poderá aderir ao programa, obtendo descontos e o parcelamento da dívida. De acordo com o projeto de lei, o programa durará dois meses, a contar da data de publicação no Diário Oficial.

Concilia Friburgo

Aderindo ao “Concilia Friburgo”, os contribuintes poderão ter condições mais facilitadas para regularizar suas dívidas com o município. Além disso, com o programa, a prefeitura poderá melhorar a arrecadação aos cofres públicos e diminuir as demandas administrativas e judiciais relativas às cobranças das dívidas dos contribuintes.

O programa prevê as seguintes condições: desconto de 90% das multas e dos juros moratórios, nos casos de pagamento do débito à vista; desconto de 75%  das multas e dos juros moratórios, nos casos de pagamento  em até o máximo de 12 parcelas; desconto de 60% das multas e dos juros moratórios, nos casos de pagamento em parcelas em número igual ou superior a 13, até o máximo de 24; desconto de 45% das multas e dos juros moratórios, nos casos de pagamento em parcelas em número igual ou superior a 25, até o máximo de 36.

Outra novidade é que tudo poderá ser feito pela internet. Poderão aderir ao programa pessoas físicas e jurídicas. Caso o contribuinte opte por dividir o valor, cada parcela não poderá ser inferior a R$ 50 para pessoas físicas e R$ 150 para as jurídicas.

 

LEIA MAIS

Órgão aguarda esclarecimentos da PGM sobre notícia de fato instaurada para investigar irregularidades em contrato entre prefeitura e empresa

Município diz que passou o dia abordando pessoas em situação de rua. Muitos foram vistos dormindo em lugares como o coreto do Paissandu

Máquinas ocuparão largo entre as duas praças hoje utilizado por ponto de táxis, que será transferido para rua lateral entre Willisau e Ienf

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Governo