Começou nesta segunda-feira, 28, as inscrições para a conclusão do ensino médio na Rede Ceja – Centro de Educação de Jovens e Adultos, em todo o estado do Rio de Janeiro. Ao todo, são 50 mil vagas distribuídas em 59 unidades, administradas pela Fundação Cecierj, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.
A modalidade oferecida é o ensino semipresencial, que proporciona maior flexibilidade para os alunos organizarem sua rotina de estudos, diferente do modelo tradicional com horários fixos. Segundo o secretário Anderson Moraes, o Ceja “combina autonomia no aprendizado com o suporte pedagógico necessário. Nas escolas há sempre o apoio de uma equipe de professores capacitados para auxiliar os alunos. A conclusão do ensino básico, através do Ceja, abre portas para o ingresso no ensino superior e melhores oportunidades no mercado de trabalho”.
Além da flexibilidade, os estudantes da Rede Ceja recebem gratuitamente um chip de internet com tecnologia 3G/4G ou superior, ligações locais e interurbanas ilimitadas, 30 SMS diários e acesso a um aplicativo educacional compatível com Android e iOS. A iniciativa busca facilitar o acesso à plataforma de ensino e reduzir a evasão escolar.
Outro destaque da rede é o ambiente acolhedor e o suporte contínuo oferecido aos alunos, fundamentais para quem enfrenta desafios como trabalho, filhos ou tempo afastado da escola. A estudante Adriana de Sousa, de 22 anos, é exemplo disso. Após engravidar e precisar conciliar maternidade e trabalho, decidiu se matricular.
“Encontrei não apenas estrutura, mas também incentivo. Os professores diziam: ‘termina o estudo aqui e vai para o Cederj!’. Foi o que fiz. Quando recebi o resultado, fui pessoalmente contar a eles, que vibraram muito comigo”, conta ela, aprovada no curso de Pedagogia.
Como participar
As inscrições ocorrem em duas etapas: primeiro, é preciso preencher a pré-matrícula online pelo site https://sca.cecierj.edu.br/scc/prealuno/preMatricula/. Em seguida, o candidato deve comparecer à unidade escolhida para confirmar a vaga com os documentos exigidos. Para se inscrever, é necessário ter no mínimo 18 anos. Mais informações estão disponíveis em www.cecierj.edu.br/rede-ceja/faca-sua-matricula.
Deixe o seu comentário