Raul Sertã: vereadores relatam irregularidades no setor de esterilização

Prefeitura de Cordeiro estaria utilizando frequentemente o equipamento
quinta-feira, 30 de novembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)

 Os vereadores Priscilla Pitta, Maicon Queiroz e Marcinho Alves, após uma fiscalização no Hospital Municipal Raul Sertã, na segunda-feira, 27, identificaram suposta irregularidade no uso do aparelho autoclave (equipamento utilizado para a esterilização dos utensílios não descartáveis).

De acordo com vereadores, o Hospital Municipal de Cordeiro estaria utilizando de forma frequente, pelo menos nos últimos três meses, o equipamento do Raul Sertã. Os vereadores ressaltam que o aparelho também é utilizado pelo Hospital Maternidade Mário Dutra de Castro, já que o Centro de Material e Esterilização (CME) do local está desativado atualmente.

Os vereadores acharam estranho que o município vizinho esteja utilizando o equipamento do Raul Sertã, já que a Prefeitura de Cordeiro contratou uma Organização Social (OS) para a gestão do hospital do município por R$ 9,6 milhões e, no termo de referência, consta um CME. 

O que diz a Prefeitura de Friburgo 

“A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que existe ajuda, parceria e cooperação entre os municípios e hospitais no que diz respeito às dificuldades enfrentadas no dia a dia, para que seja prestada a adequada assistência de saúde à população. Isso ocorre em caráter temporário em conformidade com as disposições legais e protocolos emitidos pelos órgãos de maior instância na saúde.

A direção do Hospital Municipal Raul Sertã não foi procurada em nenhum momento para dirimir dúvidas, tendo em vista que a gestão prima pela clareza dos atos e conduções atinentes à prestação do serviços de saúde.

Os vereadores retornaram ao hospital já no avançar da noite, causando tumulto, mesmo após terem abordado a coordenadora do setor durante o dia e ela ter esclarecido as dúvidas. O documento emitido pela CME e Centro Cirúrgico do Hospital Raul Sertã que esclarece o fato abordado está à disposição para vistas e destaca que nenhum paciente sofreu dano ou prejuízo à sua assistência por conta da ajuda prestada ao município vizinho, bem como não houve comprometimento da rotina do centro cirúrgico e nem do hospital como um todo.” 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: