Raul Sertã ganha enfermaria só para doentes renais e subestação de energia

Novo ambiente abrigará pacientes que antes ficavam alocados na clínica médica e promete mais rapidez e qualidade
terça-feira, 26 de julho de 2022
por Jornal A Voz da Serra
A enfermaria exclusiva para pacientes  renais do Raul Sertã (Fotos de divulgação PMNF)
A enfermaria exclusiva para pacientes renais do Raul Sertã (Fotos de divulgação PMNF)

O Hospital Municipal Raul Sertã ganhou nesta semana uma enfermaria exclusiva para pacientes com doenças renais que realizam o tratamento submetendo-se a sessões de hemodiálise (filtragem do sangue através de um equipamento) na rede pública de saúde de Nova Friburgo. Desde ontem, 26, esses pacientes estão alocados na nova ala. 

A inauguração no novo espaço ocorreu na manhã de segunda-feira, 25, com a presença do prefeito Johnny Maycon, a primeira-dama Lorrayne Ribeiro, a secretária municipal de Saúde, Nicole Cipriano, o subsecretário de Atenção Hospitalar, Leslie Moura, e a equipe de nefrologia do hospital (abaixo).

O novo ambiente foi todo estruturado pelos nefrologistas do Hospital Raul Sertã, dentre eles, os médicos Gelzie Sorrentino Ennes, Sandra Nogueira, Clara Ennes e Pedro Paulo Carneiro. Com cinco leitos inicialmente, que em breve passarão a ser sete, o espaço abrigará os pacientes que antes ficavam alocados na clínica médica do hospital. Com a nova enfermaria, dos doentes renais terão um serviço de mais qualidade, com menos tempo de internação e um atendimento mais direto que possibilitará, em consequência, mais vagas gerais para quem dá entrada no Centro de Tratamento de Urgência (CTU). 

A expectativa é que os pacientes possam realizar alguns procedimentos, como hemodiálise, diretamente no leito da nova ala, ao invés de necessitar a locomoção até outro setor do hospital, anexo à urgência onde normalmente é realizado. Também é esperado que, brevemente, sejam implementados no Raul Sertã exames mais complexos para a área de nefrologia, como a biópsia renal e o histopatológico.

Finalizada as obras da subestação de energia

No último domingo, 24, foi finalizada também a ligação do prédio da subestação elétrica do Hospital Municipal Raul Sertã, que foi completamente modernizada para manter a estabilidade na rede elétrica que abastece a maior unidade pública de saúde do Centro-Norte do estado. Sendo assim, aconteceu a transferência de energia entre a subestação antiga e a nova. 

O prédio mais antigo foi finalmente desativado, já que agora, a nova estrutura, comporta devidamente toda a unidade hospitalar. Para isso, sua capacidade foi adequada, com o objetivo de alimentar alas mais recentes do Raul Sertã, como o novo centro cirúrgico e a área de Terapia Intensiva (CTI). Também está inclusa nessa modernização a lavanderia do hospital. 

A obra da subestação já havia sido finalizada em 2021, mas somente nesta semana pode ser devidamente ligada, com o cabeamento correto e seguro, de forma que não falte o abastecimento de energia no hospital. Além disso, neste período, equipamentos modernos que garantem ainda mais a estabilidade foram implementados.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde | obra