Quem são os candidatos a vice-prefeito de Nova Friburgo?

A VOZ DA SERRA apresenta um breve currículo de cada um deles
sábado, 07 de novembro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Quem são os candidatos a vice-prefeito de Nova Friburgo?

Vice De Luca Federal (Alexandre Cruz)

“Meu Vice é o De Luca, friburguense e policial federal há 23 anos. Ele, que já atuou em diversas operações contra o crime organizado e o combate à corrupção, inclusive na Operação Lava Jato, conhece todos os meios usados por corruptos para desviar o dinheiro da população. Lembrando que não existe dinheiro público. Quando ouvimos falar em desvio do dinheiro público, está se falando do desvio do dinheiro que é meu, é seu, é de todo cidadão. Dinheiro esse que pagamos nos impostos de cada produto que compramos, desde o arroz do dia a dia, até a roupa que usamos. Esse dinheiro deveria ser usado para nos oferecer saúde, segurança, educação, infraestrutura e todo serviço de qualidade. Lembrando que a corrupção começa na campanha, quando tentam comprar seu voto com uma simples cesta básica. Esse dinheiro já veio do crime. As organizações criminosas usam as eleições para colocar bandidos no serviço público. Não vamos permitir que isso aconteça em Nova Friburgo. De Luca está e estará ao meu lado, com a sua experiência, verificando todas as contas da prefeitura para que o dinheiro da população esteja sendo empregado para o bem-estar do povo friburguense.”

 

Vice Marcelo Sanglard (André Montechiari)

“Meu vice é Marcelo Sanglard, casado, 57 anos, pai de Thielle Sanglard. Nasceu em Amparo, onde morou boa parte da vida. Hoje reside no Perissê. É formado em Direito e Serviços Sociais. Manteve por 11 anos a Associação de Amparo ao Desempregado, dando formação profissional e oportunizando emprego para milhares de pessoas. Marcelo morou sete anos nos Estados Unidos, podendo vivenciar um modelo político e econômico diferente do nosso, com mais qualidade de vida. Desde o seu retorno ao Brasil, sonha com uma cidade com mais oportunidade, com políticas públicas que realmente coloque as pessoas em primeiro lugar. Como homem do povo, conhece as dores da população e seus anseios. Ao escolher o Marcelo para vice, o fiz por saber do quanto completamos um ao outro. É a fusão da minha capacidade administrativa com o conhecimento popular do Marcelo. Nova Friburgo vive graves problemas na área social. Marcelo vai assumir a Secretaria Municipal de Promoção Social em nosso futuro governo. Seu papel será realizar o senso social, mapear e apresentar soluções, desde a promoção das necessidades básicas, apoio psicológico à inclusão no mercado de trabalho. Promoção social será uma de nossas prioridades.”

 

Vice José Motta (Arthur Mattar)

“O candidato a vice prefeito do dr. Arthur Mattar é o sr. José Carlos da Motta. Friburguense, com 63 anos, filho de hoteleiros e proprietários do Avenida Hotel, estudou no Colégio Anchieta, Cêfel e na Fundação Getúlio Vargas. Em 1980 foi cursar Hotelaria em Portugal, ao retornar se fixou na cidade, onde trabalhou nos principais hotéis de Nova Friburgo e lecionou, no Rio de Janeiro, em cursos universitários de hotelaria e gastronomia. Em Lumiar inaugurou sua pousada e foi secretário de Turismo do Município. Um ferrenho defensor dos eventos regionais e das tradições de nosso município. “Nova Friburgo deve aproveitar todo o seu potencial turístico, desde o clima à paisagem, passando pelo patrimônio histórico material e imaterial, pelos produtos tradicionais e gastronomia, pelos bens e equipamentos culturais e pelas atividades de lazer associadas as montanhas, onde a qualidade de oferta e inovação são, cada vez mais, fatores diferenciados que contribuem para aumentar a atratividade e reforçar a posição competitiva da cidade. O turismo, como fator de desenvolvimento econômico e social.”

 

Vice Dib Curi (Cacau Rezende)

“Sou mineiro, tenho 57 anos. Estou em Nova Friburgo há 30 anos. Sou jornalista e professor de História e Filosofia.  Há tempos participo da política friburguense, sempre em partidos progressistas. Não acredito mais na atual política partidária. A experiência me mostrou que ela é um ritual repetitivo e mercantil de empoderamento individual, um jogo de poder sem nenhuma consequência positiva para a comunidade. Tanto é assim que só retrocedemos nos últimos 30 anos.  A verdade é que não vamos avançar com este modelo político estagnado, independente de quem seja o prefeito.  Quais seriam as mudanças? O processo tem que ser participativo e o prefeito apenas um síndico executando deliberações coletivas.  As políticas tem que ser desenvolvidas à partir das vocações e das necessidades do município e não das ideias dos políticos. Tem que existir um planejamento estratégico para os próximos 30 anos, com um amplo arco de alianças, evitando que tudo mude de um prefeito para o outro.  Finalmente, devemos reconhecer a nossa imensa riqueza ambiental, através da prática da sustentabilidade em todas as vertentes, como o turismo ecológico, por exemplo, gerando emprego e renda para a população. Meu vice é o jornalista Dib Curi.”

 

Vice Gustavo Caldeira (Cláudio Damião)  

“O candidato a vice-prefeito pelo Psol é Gustavo Caldeira, comerciante, casado e tem 40 anos. Atuou no sistema financeiro por 20 anos. Conhece bem de perto as dificuldades dos empresários e donos de pequenos comércios para manter os seus negócios. Participa da política desde os anos 2000, e sempre ao lado do Cláudio Damião. Ambos comungam dos mesmos ideais e buscam os mesmos objetivos para o município de Nova Friburgo. Para Gustavo Caldeira, a sua motivação “vem do fato de acreditar que podemos fazer diferente de tudo que está colocado atualmente na política de nosso município. Queremos uma cidade sem nomes ou sobrenomes, o povo está cansado de ver meia dúzia de grupos políticos que se apropriaram da prefeitura em função do benefício próprio. Queremos uma cidade para todos. Meu maior desejo como candidato a vice-prefeito é devolver a Prefeitura de Nova Friburgo para o povo friburguense.”

 

Vice dr. Adalto Lomba (Delegada Danielle Bessa)

“Dr. Adalto Lomba, tem 46 anos, tem sete irmãos e viveu toda sua vida em Nova Friburgo, cidade em que construiu sua trajetória pessoal e profissional. Visando ajudar seus pais no sustento de sua família, entre 5 e 11 anos de idade, engraxava sapatos na Praça Getúlio Vargas, vendia picolé e catava papelão pelas ruas de Nova Friburgo. Aos 12 anos começou a trabalhar em comércios da cidade. Em 1989, ingressou na Friburgo Auto Ônibus como cobrador, sendo promovido à motorista e se tornou, até então, o condutor mais jovem contratado pela empresa de ônibus. Atualmente, trabalha no ramo de hotelaria, no qual possui dois hotéis em Conselheiro Paulino e um hotel fazenda em Silva Jardim. Dr. Adalto Lomba sempre estudou em escola pública. Se formou em técnico em contabilidade e em Direito pela Universidade Candido Mendes, tornando-se advogado, e é pós-graduado em Direito do Trabalho. Morador do distrito de Conselheiro Paulino e apaixonado por Nova Friburgo, vê quanto potencial temos para o turismo empresarial, moda íntima, ecoturismo e acredita que é preciso focar para que o comércio funcione aos domingos e traga mais turistas para fomentar ainda mais nosso comércio.”

 

Vice Cláudia Carvalho (Dr. Luis Fernando)

“A professora, contabilista e conselheira tutelar Cláudia Carvalho, vice do Dr. Luis Fernando, tem 53 anos e é filha de Deusdete Luz Carvalho e do contabilista, fiscal e ex-vereador Erasto Carvalho. Além de ter escritório de contabilidade em Conselheiro Paulino, seu pai foi vereador com grande atuação na Câmara de Nova Friburgo. Cláudia estudou no Jardim de Infância Maria Duque Estrada Laginestra, e depois nos colégios Décio Monteiro Soares e Rui Barbosa. Por incentivo do pai, se tornou técnica em contabilidade estatística e economia. Cláudia também atuou no magistério e um de seus desafios foi ser professora de uma classe multisseriada da rede municipal no distante Alto 50. Lecionou também no Colégio Décio Monteiro Soares, onde havia estudado, e foi pioneira como mulher frentista no posto de combustíveis da Friburgo Diesel. Sua atividade social a levou a ser eleita conselheira tutelar por quatro mandatos consecutivos. Na política, foi candidata a vereadora por duas vezes. De credo cristão-evangélico, membro na igreja evangélica Maranata, é casada com Levi Jesus Ramos de Oliveira e mãe de Davi Luz Carvalho de Oliveira, filiada ao partido Democracia Cristã (DC). sempre gostou de ajudar o próximo.”

 

Vice Acácio Hermann (Hugo Moreno)

“Acácio Hermann, 58 anos, é graduado em História e Técnico Fabril formado pela Faetec/RJ. Foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Nova Friburgo entre 1997 e 2004. Sua atuação à frente da entidade foi marcada pela coerência programática e pela incessante luta pelos interesses da categoria e dos movimentos populares. Exerceu papel de proeminência na salvaguarda dos direitos sociais dos trabalhadores da extinta Fábrica Iwega, garantindo-lhes salário até um ano após a transferência da planta industrial para Mogi das Cruzes-SP. Participou, ativamente, da ocupação da Ferragens Haga, quando do processo de concordata, e lutou contra a privatização do serviço de água, em 1999. Já no início da década antecedente, liderou o rompimento do Sindicato dos Metalúrgicos com a Central Única dos Trabalhadores (CUT), filiando-o à nascente CSP-ConLutas (Central Sindical e Popular - Coordenação Nacional de Lutas). Foi candidato a prefeito em 2000, também pelo PSTU. Propôs-se ao projeto Friburgo Operária por crer na viabilidade única de uma alternativa de esquerda proletária e popular para a cidade, atrelada aos interesses do povo pobre, oprimido e excluído pela violência oficial do sistema econômico.”

 

Vice Serginho da Doce Mania (Johnny Maycon)

“Mário Sérgio Abreu dos Santos, o Serginho da Doce Mania, é filho de Mário da Costa Santos e Eva Abreu dos Santos e é natural de Teresópolis. Seu pai é funcionário da Cedae e sua mãe, dona de casa. Serginho é pai de duas filhas, Maria Eduarda de 18 anos e Maria Elisa de 8 anos. Sua relação com Nova Friburgo começou em 2006, quando chegou à cidade devido a compra que efetuou de uma loja de doces, no bairro Olaria. Serginho foi rapidamente abraçado pelos friburguenses e como lhe é de costume, retribuiu com gratidão o carinho ofertado. Tornou-se um incentivador da economia local, apoiador de várias causas e instituições sociais em toda cidade e sempre esteve presente nos momentos mais difíceis e trágicos da cidade. Em 2017 Serginho decidiu empreender naquilo que mais amava: o futebol. Através dele, inúmeras personalidades do esporte brasileiro estiveram em nossa cidade, fazendo a alegria de várias gerações. Além do esporte, o empresário também é um incentivador e apoiador de outras áreas em nosso município, como por exemplo o turismo e a cultura.”

 

Vice dr. Felipe Mafort (Juvenal Condack)

“Friburguense do bairro Olaria, Felipe Mafort Rohen, de 39 anos, é formado em medicina, tem experiência e formação em Gestão em Saúde e mestrado em Ciências Cardiovasculares pela Universidade Federal Fluminense-UFF. Com experiência de trabalho em Terapia Intensiva e gestão médico-hospitalar, desenvolveu projetos em diferentes hospitais no estado do Rio de Janeiro, atuando, inclusive, na implantação de serviços médicos no enfrentamento da Covid-19 durante a pandemia. As dificuldades que o povo vem encontrando, a desorganização e a falta de processos bem estabelecidos na rede pública de saúde merecem atenção. E para isso, Juvenal Condack irá contar com o profissionalismo do dr. Felipe para trabalhar soluções para os difíceis problemas de Nova Friburgo, especialmente na saúde. Na medicina dr. Felipe Mafort sempre gostou de olhar para o paciente, conhecer toda sua história, entendendo que a conexão com o outro já faz parte do tratamento. Ele acredita que, assim como na medicina, é possível estar na política e ter um olhar mais sensível para as necessidades das pessoas e humanizar o sistema de saúde pública. A ideia é cuidar de Nova Friburgo e dos friburguenses.”

 

Vice Carlos Maduro (Lucidarlen Novaes)

 “Carlos Maduro, formado em Administração, 53 anos, atuou como secretário de Assistência Social, participou da implantação do Paif, dos Cras e Creas, no momento do desastre 2011 atuou com responsabilidade tendo todas as contas aprovadas pelos tribunais de contas, no Polo de Recebimento e Entregas da Ypu recebeu certificação de aprovação da Justiça pela condução dos serviços, implantou o CMM, tem experiência em gestão pública, atualmente atua no ramo automotivo. Como gestor também esteve na frente da pasta de trabalho onde capacitou com cursos de panificação, costura e corte, cabeleireiro e barbeiro e outros diversas pessoas que hoje encontram-se no mercado de trabalho. O vice-prefeito da Lucidarlen Novaes será um vice que ouvirá diariamente a população levando o anseio dos friburguense à prefeita e a seu secretariado buscando efetivamente a solução dos problemas.”

 

Vice Glayce Cardinot (Mariozam da Rádio)

“Meu nome é Glayce Cristina dos Santos Cardinot, tenho 46 anos e sou nascida e criada em Nova Friburgo. Sou a caçula de três irmãos, sendo um irmão já falecido. Filha de Maria da Penha da Cruz Gonçalves, Valney dos Santos Gonçalves, pai biológico (in memorian) e meu pai de criação Claudio Machado (in memorian). Sou casada há 24 anos com Emerson da Rocha Cardinot, militar e tenho três filhos. Estudei da pré-escola ao ensino médio no Colégio Canadá. Fiz o ensino médio técnico em contabilidade. Trabalhei na Fábrica de Filó quando tinha 15 anos, no comércio como auxiliar administrativa do antigo Clube da Telerj e desde o ano 2000, trabalho com contabilidade. Me interessei pela política ao ver o descaso dos políticos há décadas com a nossa cidade. Sou neta de Adahil da Cruz, que foi vereador em Nova Friburgo em uma época que o vereador não recebia salário. O amor e a dedicação ao trabalho pela cidade era mais importante. Conheci o Mariozam através da amizade que ele já tinha com a minha mãe e a minha tia há muitos anos e ouvindo e vendo o seu jeito de se posicionar ‘sem medo de dizer a verdade’ aceitei o convite e me sinto preparada para juntos fazermos a diferença na moralização política.”

 

Vice Marcos Marins (Renato Bravo)

“Marcos Marins, 26 anos, candidato a vice-prefeito, é administrador de empresas, pesquisador e pós-graduando em Gestão. Representou alunos da UFF do Brasil pelo Diretório Central dos Estudantes; fundou o Coletivo Muda Mundo, de políticas públicas para juventude, com atenção a universidades e cidades; foi gestor de novos projetos e captação de recursos da Fundação Euclides da Cunha; fundou a Rede Educativa, desenvolveu na UFF o Pré-Vestibular Social, que atendeu mais de três mil jovens, que puderam disputar igualitariamente vagas em universidades públicas, além de criar núcleos esportivos e culturais. Em 2017, a convite do prefeito Renato Bravo, assumiu a Secretaria de Cultura – o mais jovem do Brasil a ocupar o cargo. Fundou o Laboratório Cultural e fomenta eventos culturais. Esteve, também, à frente da Subsecretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, onde instituiu o Film Commission e projeto do Polo de Desenvolvimento de Base Tecnológica. Marins intensificará ações pelos jovens, com política pública de inclusão e formação empreendedora, educação para alfabetização digital e desenvolvimento, através das economias criativa e sustentável, em colégios e universidades.”

 

Vice Márcia Carestiato (Sérgio Louback)

“A friburguense Márcia Carestiato nasceu em uma família de empreendedores. Seu avô, Luiz, comprou uma pequena tipografia que veio a se tornar a Gráfica Carestiato, empresa que virou referência na cidade, pelo seu pioneirismo. Aos 17 anos, ingressou no curso de Administração, formando-se na segunda turma da cadeira na Universidade Candido Mendes.

Há 30 anos à frente da Gráfica Carestiato, Márcia desenvolveu relacionamentos sociais extensos e profundo conhecimento sobre a economia friburguense, levando-a a ocupar cargos representativos. Foi presidente do sindicato das indústrias gráficas, conselheira e presidente da representação regional da Firjan. Tornou-se, também, a primeira mulher a integrar o Rotary Club de Nova Friburgo. Casada com o dentista Eduardo Sancho, mãe de três filhos e avó de um neto, Márcia não mede esforços para engajar-se em projetos que possibilitem servir ao próximo e promover melhorias em sua qualidade de vida. Esteve à frente de diversos projetos, dentre eles o ‘De olho no futuro’, que oferece exame, lentes e acompanhamento às crianças da rede municipal. Para a Pestalozzi, também garantiu maquinários e equipamentos audiométricos.”

 

Vice Rogério Rocha (Silvia Faltz)

“Rogério Rocha tem 53 anos, nasceu, foi criado e ainda mora no bairro Perissê, onde se tornou líder comunitário. Assim como sua parceira de chapa, a candidata à prefeitura, Silvia Faltz, Rogério vem das lutas comunitárias. Organizou várias lutas em sua comunidade, por melhorias no bairro e melhores condições de vida. Sempre trabalhando em equipe, coletivamente, ouvindo os moradores e as lideranças comunitárias, fazendo assembleias abertas. ‘Tenho muito orgulho de pertencer ao Partido dos Trabalhadores, o partido do Presidente Lula, o melhor presidente da história republicana brasileira. É muito bom fazer parte desta chapa, com a companheira Silvia Faltz, uma mulher guerreira, de luta...’. Como vice, Rogério quer ajudar Silvia a enfrentar os diversos desafios de Nova Friburgo. Quer trazer para o município o ‘modo petista de governar’, com as experiências que deram certo em outras cidades, como o Orçamento Participativo, as conferências e os conselhos municipais, as audiências públicas e o Governo Eletrônico.”

 

Vice Gabriel Mafort (Wanderson Nogueira) 

“Gabriel Mafort foi um dos pioneiros no ramo das confecções em Nova Friburgo, ajudando diretamente o ramo a se tornar uma identidade da cidade. Morador do distrito de Conselheiro Paulino há mais de 40 anos, foi vereador no mandato de 2013 a 2016, defendendo os interesses da população. Sua trajetória na Igreja Católica é marcante, assim como a sua atuação nas comunidades com projetos sociais. Gabriel é casado com Maria José Mafort e, com ela, tem três filhos: Thiago Mafort, que é médico, e as jornalistas Gabriela Mafort e Liliane Mafort. Por sua dedicação à Nova Friburgo e integridade, foi escolhido vice pela coligação Coragem para uma Nova Friburgo (PDT - PSB). Em sua trajetória, existem muitos pontos em comum com Wanderson. Gabriel foi jogador profissional de futebol e Wanderson Nogueira repórter esportivo. Gabriel é confeccionista e a mãe de Wanderson, costureira. As filhas de Gabriel são jornalistas, assim como Wanderson. Além disso, os dois foram vereadores na mesma legislatura, lutando juntos na defesa da população friburguense. Agora, Wanderson Nogueira e Gabriel Mafort têm como objetivo devolver a esperança aos friburguenses e fazer de Nova Friburgo uma das melhores cidades do Brasil.”

 

LEIA MAIS

A cinco dias da ida às urnas, mais de 40% dos friburguenses ainda não decidiram em quem votar para prefeito em Nova Friburgo

Veja as principais mudanças para partidos, candidatos e integrantes da Justiça Federal e outros órgãos e funções que compõem a estrutura eleitoral

Durante a campanha todos os candidatos prometem valorizar os servidores de carreira, a memória administrativa e a composição da equipe a partir de critérios técnicos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra