Quase uma tonelada de fios abandonados retirada dos postes

Só este ano, foram realizados 13 mutirões de limpeza e ainda estão previstos mais dois neste mês
quinta-feira, 03 de novembro de 2022
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Fotos: Henrique Pinheiro)
(Fotos: Henrique Pinheiro)

Tornar a cidade menos poluída visualmente, reduzindo os emaranhados de fios nos postes: esse é o objetivo dos mutirões de limpeza que vem sendo realizados em Nova Friburgo. Até a última ação, realizada em   23 de outubro, quase uma tonelada de fios inutilizados já foi recolhida dos postes. Durante esse ano, as limpezas foram realizadas em 13 domingos e, até o final de novembro, ainda terão mais dois mutirões, no próximo domingo, 6, e no dia 13, de acordo com a  concessionária de energia elétrica Energisa, responsável pela fiscalização e pelo ordenamento dos postes no município.

Os mutirões são feitos pelas empresas de telecomunicações para reordenação e retirada de fios irregulares e em desuso nos postes, e acompanhado pela Energisa, junto com a Câmara Municipal e a Prefeitura de Nova Friburgo. A Energisa, em nota, ressalta que “essas ações são de extrema importância, pois caixas de internet e fios de telefonia fora de padrão, podem causar risco à população, como incêndios na rede e consequentemente interrupção no fornecimento de energia.”

O último mutirão de Nova Friburgo foi feito no dia 23 de outubro e durou aproximadamente quatro horas. Participaram 28 profissionais das empresas de telefonia e internet Claro, Oi, Vivo, Frionline, Alta Rede, Gigalink, RCA Company, Internexa e Sumicity, além do apoio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Nova Friburgo (Smomu) e da equipe de iluminação pública da prefeitura.

Neste dia, o mutirão começou no lado esquerdo da Avenida Alberto Braune, continuou na Rua Sete de Setembro, avançando para Praça Getúlio Vargas, Praça Dermeval Barbosa chegando até o lado direito da Avenida Alberto Braune.

Além da responsabilidade em manter seus cabos de acordo com as normas técnicas, em limpeza, organização e retirada de fios em excesso, as empresas de telecomunicação que usam os postes, também têm responsabilidade sobre a correta destinação dos itens removidos.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: