Um verdadeiro presente para comemorar 40 anos de serviços prestados em Nova Friburgo. O grupo Inec/Silvana Gym, do Nova Friburgo Country Clube, foi escolhido pela Federação de Ginástica do Rio de Janeiro (FGERJ) para concorrer a vaga para participar do FIG Gala da Gymnaestrada Mundial 2023 Amsterdam, na Holanda, representando o Estado do Rio de Janeiro e também o Brasil, junto à Federação Brasileira de Ginástica.
“Estamos pré-classificados para esse Mundial, fazendo 40 anos de Silvana Gym na GPT. Amsterdã 1991 foi a primeira Gymnaestrada do grupo, e iremos nos empenhar muito para levá-los na WG 2023, de volta à Amsterdam. O nosso vídeo teve como objetivo mostrar a diversidade dos trabalhos e estilos que o grupo vem realizando ao longo dos anos”, resume Silvana Noel, fundadora e coordenadora do grupo.
Em 2023, exatamente 70 anos após a primeira edição do Mundial Gymnaestrada, Amsterdã recebe novamente este evento. Segundo os organizadores, “fiel aos princípios básicos, mas com uma interpretação nova e inovadora para uma nova geração.” Além dos muitos destaques culturais, a música e a dança também desempenham um papel importante no programa de entretenimento. DJs tocam em grandes festas com temas diversos (anos 80, 90 e contemporâneos) que correm paralelamente à história da Gymnaestrada Mundial.
A World Gymnaestrada é o maior evento do calendário FIG e atrai cerca de 20 mil participantes a cada quatro anos. A 17ª edição está programada para acontecer entre os dias 6 e 12 de agosto de 2023. Enquanto o icônico estádio olímpico sediará as cerimônias de abertura e encerramento, o Centro de Convenções RAI de Amsterdã estará no centro do evento, hospedando a Gala FIG e apresentações em grupo e nacionais. Palcos abertos em locais marcantes em toda a cidade fornecerão uma plataforma para a encenação de uma ampla gama de apresentações.
A World Gymnaestrada, com sua natureza não competitiva baseada nos princípios de “amizade, diversão, preparo físico e fundamentos”, se encaixa bem com os esportes gerais de Amsterdã para todas as políticas que envolvem um estilo de vida saudável e social, e a cidade está empenhada em promover o singularidade e diversidade da ginástica.
“Estou muito feliz com a decisão de alocar a 17ª Gymnaestrada Mundial para Amsterdã, uma das cidades mais bonitas do mundo. Esta é uma ótima notícia não só para a história da Ginástica, mas também para a história de Amsterdã. A comissão organizadora pode contar com todo o apoio da FIG. Vamos criar um novo capítulo na história juntos.”, afirma presidente da FIG, Watanabe.
A presidente Margaret Sikkens Ahlquist (SWE) afirma que “ficou muito impressionada com a forte apresentação da Holanda e seu extenso livro de propostas. Agradeço à Federação Real Holandesa de Ginástica e à cidade de Amsterdã por todo o trabalho árduo que dedicaram a esta candidatura e os parabenizo pelo sucesso da campanha”, enfatizou.
O Centro de Convenções RAI Amsterdam está localizado a poucos passos do centro de Amsterdã e situado na saída do anel viário A10. É um local privilegiado para feiras, festas, espetáculos de teatro e qualquer grande espetáculo. O local será o coração do evento para as apresentações de grupo, apresentações nacionais, a FIG Gala, catering, stands, mídia e organização.
Já o Estádio Olímpico de Amsterdã, com pista de atletismo, está localizado na Stadionplein, na parte oeste do distrito sul de Amsterdã. O estádio é o foco icônico de uma área que exala história esportiva e esplendor em todas as frentes. A Gymnaestrada de 1991 também foi realizada neste estádio, e será o local para as cerimônias de abertura e encerramento e apresentações de grandes grupos.
O grupo
A história do Grupo Silvana Gym/Inec, do Nova Friburgo Country Clube, começou há 40 anos, quando a presidente Silvana Noel, formada em educação física pela UFRJ, especializada em ginástica artística, montou um grupo, o “Silvana Gym”, que já participou de festivais nacionais e internacionais.
Em 2003, Silvana foi convidada a participar do projeto social Esporte para Todos, implantado pela então deputada estadual e supervisora da ginástica artística do Flamengo, Georgette Vidor, que atendia crianças de baixa renda no Sesi de Nova Friburgo. Com o intuito de ampliar o trabalho social, abrindo vagas gratuitas para crianças carentes e buscando um aperfeiçoamento técnico da equipe, Silvana resolveu deixar o clube, onde treinava o grupo, e procurar um local para dar continuidade ao trabalho.
Em 2006, Silvana fundou a ONG Inec, fez toda a reforma do novo espaço com ajuda da família e ampliou o número de vagas para crianças e jovens de baixa renda. A ONG funciona no Nova Friburgo Country Clube, atendendo cerca de 250 pessoas de todas as classes. O Inec oferece aos alunos aulas de ginástica artística, ginástica rítmica, aeróbica, balé e capoeira. Apenas 20% dos alunos pagam mensalidades para a manutenção do Instituto.
Sem poder promover um grande festival para celebrar as quatro décadas, o grupo está desenvolvendo atividades de cunho social para marcar a data. Recentemente foram entregues 75 cobertores novos aos moradores carentes do bairro Granja Spinelli. As crianças foram prioridade, mas adultos também foram contemplados. Outros dez foram preparados e serão entregues em breve.
Esta foi a segunda ação promovida pelo grupo na localidade. A primeira foi na semana da Páscoa, quando a equipe distribuiu 70 sacolinhas com chocolates, caixas de bombons e leite. Foram contempladas, nas duas ocasiões, crianças e adolescentes e familiares dos alunos do Projeto Mente de Campeão. Em outra ação, 25 mudas de cerejeiras foram plantadas na altura do lago superior do Nova Friburgo Country Clube.
Deixe o seu comentário