“Quarentão”, Inec/Silvana Gym selecionado para o Gymnaestrada 2023

Com 40 anos de história, grupo selecionado pela Confederação Brasileira de Ginástica se prepara para novo momento marcante
sexta-feira, 30 de julho de 2021
por Vinicius Gastin
Grupo foi selecionado pela Confederação Brasileira de Ginástica
Grupo foi selecionado pela Confederação Brasileira de Ginástica

Um verdadeiro presente para comemorar 40 anos de serviços prestados em Nova Friburgo. O grupo Inec/Silvana Gym, do Nova Friburgo Country Clube, foi escolhido pela Federação de Ginástica do Rio de Janeiro (FGERJ) para concorrer a vaga para participar do FIG Gala da Gymnaestrada Mundial 2023 Amsterdam, na Holanda, representando o Estado do Rio de Janeiro e também o Brasil, junto à Federação Brasileira de Ginástica.

“Estamos pré-classificados para esse Mundial, fazendo 40 anos de Silvana Gym na GPT. Amsterdã 1991 foi a primeira Gymnaestrada do grupo, e iremos nos empenhar muito para levá-los na WG 2023, de volta à Amsterdam. O nosso vídeo teve como objetivo mostrar a diversidade dos trabalhos e estilos que o grupo vem realizando ao longo dos anos”, resume Silvana Noel, fundadora e coordenadora do grupo.

Em 2023, exatamente 70 anos após a primeira edição do Mundial Gymnaestrada, Amsterdã recebe novamente este evento. Segundo os organizadores, “fiel aos princípios básicos, mas com uma interpretação nova e inovadora para uma nova geração.” Além dos muitos destaques culturais, a música e a dança também desempenham um papel importante no programa de entretenimento. DJs tocam em grandes festas com temas diversos (anos 80, 90 e contemporâneos) que correm paralelamente à história da Gymnaestrada Mundial.

A World Gymnaestrada é o maior evento do calendário FIG e atrai cerca de 20 mil participantes a cada quatro anos. A 17ª edição está programada para acontecer entre os dias 6 e 12 de agosto de 2023. Enquanto o icônico estádio olímpico sediará as cerimônias de abertura e encerramento, o Centro de Convenções RAI de Amsterdã estará no centro do evento, hospedando a Gala FIG e apresentações em grupo e nacionais. Palcos abertos em locais marcantes em toda a cidade fornecerão uma plataforma para a encenação de uma ampla gama de apresentações.

A World Gymnaestrada, com sua natureza não competitiva baseada nos princípios de “amizade, diversão, preparo físico e fundamentos”, se encaixa bem com os esportes gerais de Amsterdã para todas as políticas que envolvem um estilo de vida saudável e social, e a cidade está empenhada em promover o singularidade e diversidade da ginástica.

 “Estou muito feliz com a decisão de alocar a 17ª Gymnaestrada Mundial para Amsterdã, uma das cidades mais bonitas do mundo. Esta é uma ótima notícia não só para a história da Ginástica, mas também para a história de Amsterdã. A comissão organizadora pode contar com todo o apoio da FIG. Vamos criar um novo capítulo na história juntos.”, afirma presidente da FIG, Watanabe.

A presidente Margaret Sikkens Ahlquist (SWE) afirma que “ficou muito impressionada com a forte apresentação da Holanda e seu extenso livro de propostas. Agradeço à Federação Real Holandesa de Ginástica e à cidade de Amsterdã por todo o trabalho árduo que dedicaram a esta candidatura e os parabenizo pelo sucesso da campanha”, enfatizou.

O Centro de Convenções RAI Amsterdam está localizado a poucos passos do centro de Amsterdã e situado na saída do anel viário A10. É um local privilegiado para feiras, festas, espetáculos de teatro e qualquer grande espetáculo. O local será o coração do evento para as apresentações de grupo, apresentações nacionais, a FIG Gala, catering, stands, mídia e organização.

Já o Estádio Olímpico de Amsterdã, com pista de atletismo, está localizado na Stadionplein, na parte oeste do distrito sul de Amsterdã. O estádio é o foco icônico de uma área que exala história esportiva e esplendor em todas as frentes. A Gymnaestrada de 1991 também foi realizada neste estádio, e será o local para as cerimônias de abertura e encerramento e apresentações de grandes grupos.

O grupo

A história do Grupo Silvana Gym/Inec, do Nova Friburgo Country Clube, começou há 40 anos, quando a presidente Silvana Noel, formada em educação física pela UFRJ, especializada em ginástica artística, montou um grupo, o “Silvana Gym”, que já participou de festivais nacionais e internacionais.

Em 2003, Silvana foi convidada a participar do projeto social Esporte para Todos, implantado pela então deputada estadual e supervisora da ginástica artística do Flamengo, Georgette Vidor, que atendia crianças de baixa renda no Sesi de Nova Friburgo. Com o intuito de ampliar o trabalho social, abrindo vagas gratuitas para crianças carentes e buscando um aperfeiçoamento técnico da equipe, Silvana resolveu deixar o clube, onde treinava o grupo, e procurar um local para dar continuidade ao trabalho.

Em 2006, Silvana fundou a ONG Inec, fez toda a reforma do novo espaço com ajuda da família e ampliou o número de vagas para crianças e jovens de baixa renda. A ONG funciona no Nova Friburgo Country Clube, atendendo cerca de 250 pessoas de todas as classes. O Inec oferece aos alunos aulas de ginástica artística, ginástica rítmica, aeróbica, balé e capoeira. Apenas 20% dos alunos pagam mensalidades para a manutenção do Instituto.

Sem poder promover um grande festival para celebrar as quatro décadas, o grupo está desenvolvendo atividades de cunho social para marcar a data.  Recentemente foram entregues 75 cobertores novos aos moradores carentes do bairro Granja Spinelli. As crianças foram prioridade, mas adultos também foram contemplados. Outros dez foram preparados e serão entregues em breve.

Esta foi a segunda ação promovida pelo grupo na localidade. A primeira foi na semana da Páscoa, quando a equipe distribuiu 70 sacolinhas com chocolates, caixas de bombons e leite. Foram contempladas, nas duas ocasiões, crianças e adolescentes e familiares dos alunos do Projeto Mente de Campeão. Em outra ação, 25 mudas de cerejeiras foram plantadas na altura do lago superior do Nova Friburgo Country Clube.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: