Projeto propõe gratuidade nos ônibus de Friburgo para doadores de sangue

Hemocentro precisa no mínimo de 15 doadores diários para garantir nível adequado de bolsas
sexta-feira, 29 de abril de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Foto: Henrique Pinheiro
Foto: Henrique Pinheiro

A Câmara de Vereadores de Nova Friburgo aprovou por unanimidade nesta  semana o projeto de Indicação Legislativa, de autoria do vereador José Carlos Schuabb, que propõe a gratuidade no transporte coletivo para quem doar sangue. O vereador acredita que, com esse incentivo, aumente a quantidade de doadores no município, reforçando o estoque do Hemocentro Regional Enfermeira Cassia Viviane Kale Martins, que funciona anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã. 

O estoque de sangue na unidade costuma estar sempre em baixa e é necessário o mínimo de 15 doadores diários para garantir um nível adequado de bolsas de sangue, mas nem sempre essa meta é alcançada. O hemocentro funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30. Mais informações pelo telefone (22) 2523-8084. 

Importância da doação regular de sangue

Doar sangue é um ato de solidariedade. Cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. Atualmente, são coletadas no Brasil, cerca de 3,6 milhões de bolsas/ano, o que corresponde ao índice de 1,8% da população doando sangue. Embora o percentual esteja dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Ministério da Saúde tenta aumentar este índice. A idade mínima do doador foi reduzida de 18 para 16 anos (com autorização do responsável) e á máxima aumentou de 67 para 69 anos.

O que é preciso para doar

Levar documento oficial com foto; estar bem de saúde; ter entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias; pesar mais de 50 quilos; não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.

Quem não pode doar

Quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade; grávidas ou mulheres que estejam amamentando; pessoas com doenças transmissíveis pelo sangue como Aids, hepatite, sífilis e doença de chagas; usuários de drogas; quem teve relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos; cirurgias e prazos de impedimentos: extração dentária: 72 horas; apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: três meses; colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem sequelas graves, tireoidectomia, colectomia: seis meses; ingestão de bebida alcoólica no dia da doação; transfusão de sangue: um ano; tatuagem: um ano; vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina. 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde