A Câmara de Vereadores de Nova Friburgo aprovou por unanimidade nesta semana o projeto de Indicação Legislativa, de autoria do vereador José Carlos Schuabb, que propõe a gratuidade no transporte coletivo para quem doar sangue. O vereador acredita que, com esse incentivo, aumente a quantidade de doadores no município, reforçando o estoque do Hemocentro Regional Enfermeira Cassia Viviane Kale Martins, que funciona anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã.
O estoque de sangue na unidade costuma estar sempre em baixa e é necessário o mínimo de 15 doadores diários para garantir um nível adequado de bolsas de sangue, mas nem sempre essa meta é alcançada. O hemocentro funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30. Mais informações pelo telefone (22) 2523-8084.
Importância da doação regular de sangue
Doar sangue é um ato de solidariedade. Cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. Atualmente, são coletadas no Brasil, cerca de 3,6 milhões de bolsas/ano, o que corresponde ao índice de 1,8% da população doando sangue. Embora o percentual esteja dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Ministério da Saúde tenta aumentar este índice. A idade mínima do doador foi reduzida de 18 para 16 anos (com autorização do responsável) e á máxima aumentou de 67 para 69 anos.
O que é preciso para doar
Levar documento oficial com foto; estar bem de saúde; ter entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias; pesar mais de 50 quilos; não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.
Quem não pode doar
Quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade; grávidas ou mulheres que estejam amamentando; pessoas com doenças transmissíveis pelo sangue como Aids, hepatite, sífilis e doença de chagas; usuários de drogas; quem teve relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos; cirurgias e prazos de impedimentos: extração dentária: 72 horas; apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: três meses; colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem sequelas graves, tireoidectomia, colectomia: seis meses; ingestão de bebida alcoólica no dia da doação; transfusão de sangue: um ano; tatuagem: um ano; vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina.
Deixe o seu comentário