Professores e alunos da Uerj em Friburgo criam plataforma sobre a Covid

Projeto de extensão reúne publicações científicas e novidades seguras sobre a doença em todo o mundo
sexta-feira, 12 de março de 2021
por Jornal A Voz da Serra
A Uerj de Friburgo (Arquivo AVS)
A Uerj de Friburgo (Arquivo AVS)

Professores e alunos da Uerj em Nova Friburgo criaram uma plataforma com publicações e novidades seguras relacionadas à Covid-19, informa Wanderson Nogueira em sua coluna "Observatório". Já são mais de 450 mil documentos, em três idiomas (inglês, espanhol e português) disponíveis de maneira simplificada.

O grupo do Instituto Politécnico (IPRJ) de Nova Friburgo, liderado pelo professor Anderson Namen, inclui também técnicos que trabalham na ferramenta desde abril do ano passado, ou seja, pouco depois de ter estourado a pandemia no Brasil. O reconhecimento a esse trabalho é também um reconhecimento à importância da pesquisa e da interiorização da universidade pública.

O projeto de extensão “Robô para busca e disponibilização de metadados de publicações relacionadas a Covid-19” consiste no desenvolvimento de um algoritmo usado para encontrar, ler e indexar páginas na rede mundial que busquem informações relevantes de descobertas e conhecimentos científicos referentes a artigos publicados em revistas médicas e em matérias disponibilizadas na web que abordem a Covid-19.

Foi criado um sistema para acesso aos dados coletados que disponibilizasse diferentes mecanismos de filtragem e alertas quanto a novas publicações, a partir da escolha de diferentes atributos (assunto, título, resumo, autoria, período de publicação), de acordo com a demanda do usuário.

Inicialmente divulgada apenas junto à comunidade do IPRJ, para que o uso dos recursos pudesse ser avaliado e fossem colhidos feedbacks, agora está disponível para toda a sociedade, através do endereço www.covid-19.iprj.uerj.br. Os envolvidos acreditam que este seja um diferencial importante para o desenvolvimento de ações e soluções para os problemas da Covid-19.

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra