Procon lança cartilha com orientações para compras na Black Friday

Consumidores precisam ficar atentos para não cair em ciladas. Em Nova Friburgo, promoções já começaram
quinta-feira, 25 de novembro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Em Nova Friburgo, promoções já começaram (Foto: Henrique Pinheiro)
Em Nova Friburgo, promoções já começaram (Foto: Henrique Pinheiro)

Todas as quartas sextas-feiras de novembro acontece a Black Friday, a campanha coletiva de descontos no comércio que costuma atrair multidões de clientes às lojas, todos ávidos por preços arrasadores. Em Nova Friburgo, neste ano, a corrida às compras foi antecipada. Ontem, 24, a rede de supermercados Serra Azul fez uma mega campanha de promoções de itens básicos e carnes que atraiu centenas de clientes às suas quatro filiais. Teve gente que chegou ainda de madrugada às lojas formando imensas filas durante todo o dia. Outros supermercados e magazines também antecipam a Black Friday para hoje, 25. 

Mas antes de correr às lojas, atraído pelos descontos, é preciso cautela. A orientação é do Procon que preparou uma cartilha com dicas para consumidores que farão compras em sites ou lojas físicas. Ficar de olho no preço, na oferta, na garantia, na troca, na entrega e na segurança do site estão entre as principais dicas.

Antes de comprar, é recomendável que o consumidor pesquise os preços dos produtos em sites e lojas diferentes. A pesquisa será um parâmetro para saber se os produtos estão com preços realmente promocionais. Além disso, um mesmo produto pode ter preços muito diferentes se comprado em um estabelecimento e não no outro.

“É o momento de comprar aquele produto tão desejado, com um preço mais acessível. O consumidor não pode se afobar, ele precisa sempre prestar atenção no valor que está sendo comprado pelo produto, e ter cuidado redobrado nas compras feitas pela internet”, observou o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho.

Atenção ao preço

O consumidor precisa prestar atenção no valor à vista e parcelado do produto. Alguns fornecedores informam com destaque apenas o valor da parcela e em letras miúdas a quantidade de prestações. Essa é uma prática que desrespeita o CDC - Código de Defesa do Consumidor - e engana muita gente.

Ao acessar sites de compras, deve ser confirida a barra do navegador se o endereço eletrônico usa o protocolo HTTPS e se é exibido um ícone em forma de cadeado fechado. Isso indica que o site é seguro e possui certificado digital.

Sites com preços muito abaixo do mercado, precisam de atenção. O consumidor deve desconfiar desse tipo de e-commerce. Caso deseje comprar em um site desconhecido, antes de fechar o negócio, consulte a lista de sites não recomendados do Procon-RJ.

O órgão analisou diversos fatores para criar a lista. Se a empresa entrega os produtos e serviços comprados, responde as reclamações do consumidor e as notificações enviadas pelo Procon. Se o estabelecimento possui cadastro ativo na Receita Federal e está apto a emitir nota fiscal, se o site disponibiliza informações de contato e dados da empresa e como se relaciona com os clientes que efetuam reclamações.

A lista é atualizada constantemente e pode ser acessada através do link: https://bit.ly/lista-sites-nao-recomendados . Veja também o que os clientes estão falando nas redes sociais e consulte a reputação do fornecedor nos sites especializados como por exemplo o “Reclame Aqui” ou o “E-bit”.

O Procon-RJ tem também um manual de prevenção à fraude virtual, com orientações para que os consumidores não sejam vítimas de golpes praticados online. O material sobre ser acessado pelo link: https://bit.ly/manual-contra-fraude-virtual

Prazo de troca

Algumas lojas físicas não permitem a troca de produtos comprados na Black Friday, o que é permitido, desde que a informação esteja clara para o consumidor. Segundo o CDC, o fornecedor não tem obrigação de trocar o produto se este não apresenta vício ou defeito. Por isso é muito importante perguntar sobre a política de troca da loja e ter certeza do que está comprando.

Já nas compras realizadas pela internet ou fora do estabelecimento comercial, existe o direito de arrependimento. Portanto, o consumidor que efetuou a compra de algum produto ou contratou algum serviço fora do estabelecimento comercial, tem até sete dias a contar da data da compra ou do recebimento do produto/serviço, para se arrepender e solicitar o cancelamento da compra.

Entrega

O prazo e o valor do frete cobrado pelo fornecedor também merecem atenção. Às vezes o preço do produto está muito atrativo, mas quando somado ao valor do frete, a compra já não compensa. Para não ter surpresa, observe o prazo de entrega estipulado pelo fornecedor. Na hora de receber a compra, fique de olho na embalagem e se houver algum indício de violação, recuse o recebimento para não ter dor de cabeça.

Guarde o comprovante de compra

O consumidor deve sempre guardar a nota fiscal dos itens comprados. Ao efetuar compras online, é importante capturar todas as telas, assim obtem-se o registro de todo o passo-a-passo até a finalização da compra. Preservar todos os e-mails de confirmação do pedido, pagamento e qualquer outra comunicação que receba da loja é imprescindível.

Caso não haja o comprimento da oferta ou qualquer outro problema relacionado ao produto ou serviço, estes documentos serão necessários para abrir reclamação no Procon. Todas as orientações para efetuar compras seguras na Black Friday podem ser acessadas na cartilha que está disponível através do link: https://bit.ly/cartilha-blackfriday-2021 .

 

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