“A principal demanda que temos é a iluminação pública”

Em entrevista exclusiva, novo secretário de Serviços Públicos, Eduardo Trigo, fala dos desafios que vai enfrentar no cargo
quinta-feira, 14 de janeiro de 2021
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
O secretário municipal de Serviços Públicos, Eduardo Trigo
O secretário municipal de Serviços Públicos, Eduardo Trigo

O carioca Eduardo Trigo foi escolhido pelo prefeito Johnny Maycon para ser o titular da Secretaria Municipal de Serviços Públicos. Eduardo é de família friburguense e mora há 30 anos na cidade. O atual secretário tem 32 anos, é formado em Gestão Pública e, atualmente, cursa MBA em Administração Pública e Gestão de Cidades Inteligentes.

Eduardo, segundo ele mesmo diz, busca ser um cidadão participativo. O secretário esteve presente em diversas audiências públicas, entre elas a da elaboração da nova Lei Orgânica de Nova Friburgo e da revisão do Plano Diretor municipal, as quais teve a oportunidade de contribuir efetivamente com sua visão de cidade. Ele também atuou a frente do coletivo União dos Moradores, associação que compreende os loteamentos Parque D. João VI, Parque Imperial, Alto do Mozer e Parque Real, na região da Ponte da Saudade, com importante contribuição à região.

Logo nos primeiros dias à frente da pasta, o secretário tem mostrado serviço e colocado as equipes nas ruas para capinar e dar um trato especial nos espaços urbanos. Eduardo Trigo também tem olhado com atenção as inúmeras demandas com relação a iluminação pública - que chegam a casa dos milhares, segundo ele - e a qual elenca como uma de suas prioridades.

O secretário concedeu uma entrevista exclusiva para A VOZ DA SERRA e falou sobre como planeja a sua gestão.

A VOZ DA SERRA: Como você classifica a gestão municipal passada com relação aos serviços públicos?

Eduardo Trigo: Fechada, sem diálogo com a população e, consequentemente, ineficiente.  Quanto menor a interlocução entre o cidadão e o poder público, como prestador de serviços, menor o alcance da realidade problemática dos bairros. E, por sua vez, maior a insatisfação popular, no que concerne ao não atendimento de suas demandas. Numa gestão em que o cidadão não tem voz, não é algo democrático.

E o que você acredita que seja a principal função da pasta?

O poder municipal é o poder mais próximo ao cidadão, que os atende diariamente. Os serviços públicos municipais influenciam diretamente no cotidiano do cidadão. A gestão do serviço público deve ser transparente, democrática, eficiente e participativa. Levando a plena integração entre o cidadão e os serviços. O poder municipal, atualmente, lida com curtos orçamentos e para termos eficácia é preciso, antes, haver planejamento e organização dos dados demandados pela população. O serviço público precisa ser prestado com seriedade para que haja o efetivo retorno dos impostos pagos.

Agora que está à frente da pasta, o que pode fazer de diferente para que a secretaria dê conta das diversas demandas?

Em primeiro lugar, agir com planejamento e organização para que, com os recursos atuais, possamos oferecer um serviço eficiente. A Secretaria de Serviços Públicos está organizando as pendências para elencar as prioridades, e assim, obter melhores filtros para prestação dos serviços. As demandas do cidadão precisam ser respondidas. Mesmo que, naquele momento, a resposta não seja positiva. Através do planejamento conseguiremos alcançar um nível de resolução, cada vez maior.

Diante da sua experiência no coletivo União dos Moradores, o que era possível ter sido feito nos últimos quatro anos e que agora você espera conseguir fazer?

Dar voz ao cidadão. Os moradores de Nova Friburgo são nossos olhos pelas ruas da cidade e através das demandas deles teremos, a cada dia, mais dados para podermos trabalhar e organizar as ações da Secretaria. Temos, como objetivo dentro da Secretaria, aproximar o cidadão do poder público. Para que possamos dialogar e construir uma Nova Friburgo, juntos. Essa construção acontece todos os dias, quando o cidadão protocolar suas demandas para a Secretaria e obtém respostas. No coletivo União dos Moradores construímos um Plano de Gestão de Bairros, com uma série de objetivos a serem cumpridos. É formado por diretrizes, ferramentas de gestão e controle para desenvolver sua cidadania e a interlocução entre o cidadão e o poder público, bem como ativa as responsabilidades do poder público para com o cidadão, tornando a gestão cada vez mais democrática e participativa. Um plano estruturado, integrado com a nossa Lei Orgânica, com o Estatuto da Cidade e a Constituição Federal. Nosso objetivo é colocá-lo em prática, sempre alinhando gestão e cidadania.

Na sua concepção, dentro da sua pasta, qual é a principal demanda da Secretaria e o que será prioridade nesses primeiros momentos da sua gestão?

A principal demanda que temos é a iluminação pública. Atualmente temos aproximadamente 1.700 pedidos em aberto. A atual estrutura para o setor é precária. Mas, vamos nos reestruturar e colocar em ordem. A cidade estava completamente abandonada. Eu, como cidadão, sentia muito essa ausência de serviços tão essenciais ao nosso dia a dia. No nosso planejamento inicial atuaremos por mutirão nos bairros, para sanar por completo as demandas de um bairro, antes de seguir para outro. A médio prazo, atuaremos com equipes de limpeza de forma simultânea em mais de uma localidade, para prestar o serviço preventivo.

A iluminação pública foi um dos grandes problemas da pasta nos últimos anos. Praticamente todos os bairros têm, ainda hoje, problemas de iluminação. Como pretende resolver essa questão?

Conforme apontado, atualmente temos, aproximadamente, 1.700 pedidos de substituição de lâmpadas nos postes em aberto na Secretaria, de um total de 30 mil pontos de luz pela cidade. A atual estrutura para o setor é precária, temos pouca mão de obra e veículos para levar a prestação de serviços, de forma simultânea a mais localidades. Portanto, nesse primeiro momento atuaremos por bairros, dirimindo todas as demandas de uma localidade por vez. Em breve, pretendemos fortalecer essa estrutura para prestação do serviço de forma mais abrangente e eficaz.

Agora com as chuvas, há o problema das galerias entupidas. Que localidades requerem mais atenção e qual será o cronograma para a limpeza e desobstrução de bueiros?

Historicamente sofremos com alagamentos no centro da cidade e em bairros como Olaria, Duas Pedras e também no distrito de Conselheiro Paulino. Iniciamos a desobstrução de bueiros nas avenidas Hans Gaiser e Presidente Costa e Silva. Assim que finalizarmos essa parte, iremos para o centro da cidade. Posteriormente, atuaremos em bairros, de acordo com a demanda que os moradores trouxerem para a Secretaria. Muitas vezes pensamos que retirar a sujeira e desobstruir o encanamento dos bueiros soluciona o problema. Por vezes o problema do bueiro está na sua estrutura: manilhas pequenas para vazão da água e até mesmo o caimento para auxiliar no escoamento são deficitários. Nossa proposta é realizar um estudo sobre a situação dos nossos bueiros para aplicar medidas que gerem resolução. Uma dessas medidas pensadas trata-se do Bueiro Inteligente: que é um filtro, uma cesta de metal, que retém materiais sólidos que caem nas bocas de lobo, sem impedir o escoamento da água. Um recurso contra alagamentos. Cada filtro tem vida útil de 10 a 15 anos. Além disso, é uma ferramenta que facilita a limpeza das bocas de lobo.

Moradora: “Já perdi a conta das vezes que telefonei e abri protocolos"

A escuridão em muitas ruas de Nova Friburgo, tanto no centro da cidade, como nos bairros e distritos tem sido uma reclamação recorrente de grande parte da população nos últimos meses. A redação de A VOZ DA SERRA, inclusive, recebe quase  diariamente denúncias de moradores dando conta da demora na troca das lâmpadas nos postes. Nesta semana, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, intensificou a substituição de lâmpadas queimadas em várias vias do centro da cidade. As ruas Cristina Ziede, Augusto Spinelli e Dante Laginestra já tiveram as lâmpadas trocadas pela equipe de iluminação pública. 

O pátio do Hospital Municipal Raul Sertã e a Travessa Antônio Fernandes Moreira (rua do Hospital Maternidade Mário Dutra de Castro) também receberam lâmpadas novas nos últimos dias. A Secretaria de Serviços Públicos segue trabalhando e dará sequência à substituição das lâmpadas queimadas conforme cronograma beneficiando também os bairros. 

O serviço é feito pela prefeitura que, na gestão passada, alugou caminhões para realizar a troca das lâmpadas. Muitos leitores do jornal se queixam que já fizeram solicitações à prefeitura há cerca de três meses e até agora não foram atendidos. “A iluminação pública, ou melhor, a falta dela, infelizmente, foi uma marca da prefeitura nos últimos anos. Espero que a nova administração consiga reverter isso, pois, a falta de lâmpadas nos postes da cidade aumenta a insegurança dos moradores que muitas vezes têm que caminhar por longos trechos em total escuridão utilizando, em alguns casos, a lanterna de celulares para iluminar o caminho”, diz Luiz André Castro Canto, morador da Chácara do Paraíso. 

A dona de casa Maria Antônia Alencar também procurou o jornal para reclamar que grande parte do bairro Alto de Olaria está às escuras há vários meses. “Já perdi a conta das vezes que telefonei para a prefeitura e abri protocolos com pedidos de troca das lâmpadas e até agora nada. Tomara que a nova gestão agilize esse serviço e faça essa fila andar. O que mais revolta é que só aqui em casa eu pago R$ 18 por mês de taxa de iluminação pública todos os meses junto com a conta de luz e para chegar em casa corro risco de acidente ao caminhar por ruas escuras e cheias de buracos”, denuncia a moradora. 

 

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