Primeira prova confirmada para este domingo

Confira algumas dicas para quem vai fazer o exame
sexta-feira, 15 de janeiro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Primeira prova confirmada para este domingo

Neste domingo, 17, pelo menos 5,8 milhões de estudantes vão fazer a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) relativo a 2020. A organização do exame, no entanto, não divulgou quantos candidatos farão as provas em Nova Friburgo. A segunda prova será aplicada no próximo dia 24. Haverá ainda uma versão digital do Enem, realizada de forma piloto para 96 mil candidatos, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. As medidas de segurança adotadas em relação à pandemia do novo coronavírus serão as mesmas tanto no Enem impresso quanto no digital. Haverá, por exemplo, um número reduzido de estudantes por sala, para garantir o distanciamento entre os participantes. Durante todo o tempo de realização da prova, os candidatos estarão obrigados a usar máscaras. 

Em um ano de pandemia da Covid-19, com aulas presenciais suspensas, estudantes e professores tiveram que se adaptar. Tiveram que transpor as salas de aula para dentro das próprias casas. Enfrentaram problemas de infraestrutura, internet de baixa qualidade ou mesmo ausência de conexão, entre outras questões.

Confira algumas dicas para quem vai fazer o exame. Segundo os professores, é importante levar em consideração que esse é um ano atípico e que os resultados talvez não sejam os esperados. Os participantes devem estar atentos às regras da prova e seguir as medidas de segurança para evitar o contágio do coronavírus.

Separe o que levar no dia da prova 

Para participar do Enem é obrigatório levar documento oficial de identificação com foto, caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente e máscara de proteção facial. Sem esses itens não será possível fazer a prova. Não se esqueça de olhar o seu cartão de confirmação da inscrição para ver onde vai fazer a prova, para não deixar para a última hora. 

Cuide da própria saúde 

Na reta final, é importante cuidar da própria saúde física e mental para ter energia no dia do exame. Busque ao máximo dormir oito horas por dia. Além disso, tente manter a calma, respire fundo, alimente-se bem, etc. 

Revise o conteúdo 

Às vésperas do exame, o momento é de revisar o que foi aprendido. A recomendação, então, para a reta final é que os estudantes refaçam as provas antigas e que saibam os assuntos mais recorrentes em cada uma das áreas avaliadas no Enem. Na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é possível acessar as edições anteriores das provas e os gabaritos. 

Aprender por vias alternativas 

É possível também buscar revisar os conteúdos e ficar a par de atualidades por meio de vídeos, de podcasts e outras ferramentas. Existem muitos materiais disponíveis em plataformas de streaming e no YouTube. As redes sociais também podem ajudar, desde que sejam consultados conteúdos confiáveis, por exemplo de cursinhos reconhecidos ou de órgãos oficiais.

Tenha uma estratégia de resolução de prova 

É importante que o candidato vá para a prova sabendo por onde vai começar, sabendo os conteúdos pelos quais vai iniciar. No primeiro dia, se é por redação, se é por ciências humanas, por linguagens. É importante pensar uma estratégia e segui-la ao longo da prova porque às vezes a ansiedade prejudica o desempenho do candidato.  

 

LEIA MAIS

Depois do aumento dos atentados pelo Brasil, foram adotadas medidas de precaução contra possíveis massacres de alunos

Serão liberados R$ 150 milhões para financiar projetos nos municípios

Ibelga Ceffa Flores, da rede municipal, trabalha com pedagogia diferenciada: sala de aula alternada com dia a dia no campo

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Educação