Preso em flagrante acusado de receptação de furto no Espaço Arp

Caso ilustra uma competência da qual Nova Friburgo pode se orgulhar: 151ªDP tem um dos índices de elucidação mais altos do estado
quinta-feira, 16 de setembro de 2021
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
A 151ª DP: trabalho sério e resposta rápida (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
A 151ª DP: trabalho sério e resposta rápida (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

Após um mês de investigações, policiais da 151ªDP conseguiram elucidar um caso de furto em Nova Friburgo que, como a ponta de um iceberg, pode revelar um esquema maior de receptação. Na última terça-feira, 14, foi preso em flagrante, no bairro Olaria, um homem acusado de receptação. Ele estava com um notebook, furtado na sede de A VOZ DA SERRA, no Espaço Arp, em 12 de agosto passado. 

O autor do furto, que já tinha anotações criminais, foi identificado por imagens de câmeras de monitoramento, tanto do próprio jornal quanto de empresas vizinhas e do Espaço Arp, que conta com serviço de segurança. Localizado por um dos investigadores da Delegacia Legal de Nova Friburgo, o autor do furto  confessou aos policiais ter repassado o equipamento por R$ 300 ao receptador, que é dono de uma loja de artigos eletrônicos em Olaria.

O caso, por mais simples que seja, ilustra uma competência da qual Nova Friburgo pode se orgulhar: a 151ª DP tem um dos índices de elucidação mais altos do estado, entre eles o de homicídios: 78%, conforme estudo feito pelo 7º DPA, informou Roberto Ferreira, chefe de Serviço da 151ªDP.

Segundo o titular da 151ªDP, delegado Henrique Pessoa (foto), o desfecho deste caso demonstra o trabalho sério da delegacia, que tem outras prioridades, como homicídios e tráfico de drogas. Ele lembra que, para o sucesso do trabalho policial, é fundamental que a comunicação de crime seja feita pela vítima o mais rapidamente possível. Segundo ele, a delegacia conta, além do estado, com o  suporte do setor empresarial e entidades da cidade, como o Conselho de Segurança (Conseg). E, mais do que nunca, precisa do apoio de toda a população, acreditando no trabalho da polícia, para dar uma resposta ainda mais rápida à sociedade.

Calma antes de agir

No dia do furto, por volta das 10h30, de acordo com as imagens gravadas pelas câmeras de segurança, o homem esperou durante quase uma hora antes de agir, observando a movimentação em frente à sede do jornal. Ele aproveitou o fato de uma das salas estar vazia, com o notebook sobre a mesa, para abrir a porta de correr, mexer nas gavetas e levar o equipamento, escondido na mochila. Ao sair, fechou calmamente a porta.

De acordo com as estatísticas do Instituto de Segurança Pública (ISP) do Estado do Rio de Janeiro, divulgadas no mês passado, o número de furtos em geral dobrou na área da 151ª DP no mês de julho de 2021, em comparação com o mesmo mês do ano passado. Em julho deste ano houve 30 registros, enquanto em julho de 2020 foram 15. Nos sete primeiros meses de 2021 foram registrados 227 boletins de ocorrência de furto, contra 202 no mesmo período do ano passado.

 

LEIA MAIS

Novidade substitui a Barreira Fiscal e passa a ter uma Coordenadoria de Inteligência para atuar na investigação e recuperação de ativos

Dados mostram que só de janeiro a julho alguns crimes já ultrapassaram as ocorrências totais do ano de 2020 na cidade

Coronel Luiz Henrique Pires, o novo titular, atuava como subsecretário de Operações da Secretaria de Ordem Pública da capital

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 76 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Furto | Segurança