Na última quarta-feira, 6, o Teatro Municipal Laercio Ventura foi palco da 2ª edição do Prêmio Inova Nova Friburgo que reconheceu talentos friburguenses em 13 categorias. Os vencedores receberam certificados de premiação que levam o nome do saudoso engenheiro e ex-prefeito de Nova Friburgo, Heródoto Bento de Mello. Foram premiadas dez empresas e instituições e três personalidades por sua contribuição para o avanço da ciência, tecnologia e inovação friburguense entre 2023 e 2024.
Ao todo, cerca de 80 profissionais, empresas e instituições de Nova Friburgo tiveram os seus trabalhos nos setores mencionados destacados. Os selecionados foram indicados pelos membros do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTINF) a partir dos critérios constantes do regulamento do órgão.
O Prêmio Inova Nova Friburgo tem o objetivo de celebrar a inovação e a criatividade no município e é uma realização do CMCTINF. A premiação da edição 2024 contemplou 13 categorias, que cobrem diversos setores de atuação com grande relevância para Nova Friburgo.
(Foto: Rwolf Kindle)
A cerimônia foi comandada pela comunicadora Tati Zavoli e um dos pontos altos da solenidade foi o reconhecimento especial ao professor Antônio José da Silva Neto, do Instituto Politécnico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), primeiro secretário de Ciência e Tecnologia de Nova Friburgo.
Ainda durante o evento, foram divulgadas também as datas do World Creativity Day 2025 (21, 24 e 25 de abril), que será realizado pelo segundo ano consecutivo em Nova Friburgo, além do tema oficial “Gerações Criativas: transformando talentos em impacto”.
O Prêmio Inova retornará em 2025 homenageando Silvio Ruiz Galvez, empresário fundador da tradicional imobiliária Predial Primus, falecido em março deste ano, aos 89 anos. Além da atuação no ramo imobiliário, Galvez se destacou ao longo da vida em setores sociais friburguenses e teve todo o seu trabalho reconhecido ao receber da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), a Medalha Tiradentes, em 2016.
Os vencedores
EMPRESAS E INSTITUIÇÕES
- Inovação Organizacional: Espaço Arp
- Inovação no Turismo: Apiário Amigos da Terra/Museu do Mel
- Inovação no Agronegócio: Café Monthal
- Inovação na Sustentabilidade: EcoModas Soluções Sustentáveis
- Inovação na Saúde: Instituto de Saúde de Nova Friburgo da Universidade Federal Fluminense (UFF)
- Inovação na Educação: Instituto Bélgica-Nova Friburgo (Ibelga)
- Inovação em Serviços Públicos: Central de Monitoramento e Operações Nova Friburgo Cidade Inteligente
- Inovação em Produtos: Vinícola Terras Frias
- Inovação em Processos: Espaço Arp
- Inovação em Mobilidade Urbana: Central de Monitoramento e Operações Nova Friburgo Cidade Inteligente
PROFISSIONAIS
- Destaque em Inovação de Instituição Empresarial: Pedro Arp Coimbra Bueno (Espaço Arp)
- Destaque em Inovação de Governo: Juliana Maria Lira de Oliveira (Central de Monitoramento e Operações Nova Friburgo – Cidade Inteligente)
- Destaque em Inovação de Instituição de Ensino e Pesquisa: Carla Maria de Almeida Santos Machado (Projeto Aluno Nota 10)
Deixe o seu comentário