De acordo com publicação no Diário Oficial eletrônico do último sábado, 16, a Prefeitura de Nova Friburgo contratou uma empresa para “locação de estrutura de montagem para atender ao Centro de Atendimento do Covid-19 na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Hospital Municipal Raul Sertã, Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Mury e no posto de saúde Tunney Kassuga, em Olaria”.
O contrato assinado no último dia 30 de abril é válido até 31 de dezembro e foi firmado com a empresa Top Tendas Brasil - a mesma que venceu a licitação para a montagem da estrutura do carnaval friburguense deste ano -, ao custo de R$ 212.990 aos cofres do município.
Segundo a prefeitura, esses centros de atendimento serão destinados “à pacientes com síndromes gripais. Ou seja, todo paciente que tiver sintomas de gripe poderá ser atendido nesse centro de triagem. Se o quadro for leve, ele será medicado e acompanhado remotamente (por telefone). Se for identificado quadro de gravidade, será encaminhado de ambulância ao Hospital Municipal Raul Sertã”.
Ainda de acordo com o Governo Municipal, os Centros de Atendimento do Covid-19 contarão com “uma equipe exclusiva composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, administrativo e auxiliar de serviços gerais. Esses profissionais serão contratados para essa finalidade e, posteriormente, serão incorporados a outras ações na rede”. Além disso, a prefeitura também informou que “as estruturas ficarão disponíveis enquanto houver justificativa epidemiológica”.
A nota enviada pela prefeitura também informa que os centros de atendimento do Covid-19 que serão instalados junto ao posto de saúde Tunney Kassuga, em Olaria, deve iniciar os atendimentos ainda nesta semana, enquanto a estrutura que será montada na Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Mury, começará a funcionar na próxima semana, ambos de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.
Nossa equipe de reportagem questionou novamente a prefeitura sobre a instalação dos Centros de Atendimento do Covid-19 no Hospital Raul Sertã e na UPA que não foram citadas na nota enviada à nossa redação, mas constam na publicação do Diário Oficial eletrônico, no entanto, não obtivemos retorno.
Considerando que os profissionais que atuarão nesses centros de triagem “serão contratados para essa finalidade”, como informou a nota enviada pelo Governo Municipal, questionamos também como e quando seriam feitas essas contratações, mas até o fechamento desta edição não recebemos resposta.
Deixe o seu comentário