Prefeitura registra queda na ocupação de leitos por Covid-19

No estado, taxa é a menor desde o início da pandemia
quarta-feira, 17 de junho de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Leito de CTI na ala de Covid do Raul Sertã (Arquivo AVS)
Leito de CTI na ala de Covid do Raul Sertã (Arquivo AVS)

A Secretaria estadual de Saúde divulgou na segunda-feira, 15, que o Rio registra atualmente a menor taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19 desde o início da pandemia. A queda nas unidades estaduais é de 36%. A taxa, que já foi de 100% para toda a rede - com exceção do Hospital Zilda Arns, em Volta Redonda, no Sul do Estado, hoje é de 64%. Já para enfermaria, a ocupação é de 57%. A tendência também se reflete em Nova Friburgo, conforme dados divulgados pela prefeitura sobre a ocupação dos leitos nesta terça-feira, 16.

De acordo como Governo do Estado, a fila de espera de pacientes com Covid que aguardam transferências, tanto em leitos de UTI quanto de enfermaria, também atingiu o menor patamar nesta pandemia, com 73 pacientes atualmente. Deste total, 84% aguardam exames ou melhora do quadro clínico para efetivar a transferência. Nos últimos meses, apenas os hospitais de campanha do Maracanã e o Zilda Arns contavam com leitos livres.

Ainda de acordo com a Secretaria estadual de Saúde, a redução na taxa de ocupação nas unidades é reflexo da ampliação de leitos com os hospitais de campanha e criação de leitos exclusivos em hospitais existentes, assim como o impacto do isolamento social determinado pelo governo em março. Outro dado que representa a queda na taxa de transmissão da Covid-19 no Estado é o menor número de profissionais de saúde afastados de suas funções. No início de maio, ao todo, 1.169 funcionários estavam com sintomas da doença. Hoje, são apenas 400.

Queda também em Friburgo 

A Prefeitura de Nova Friburgo informa ainda que, além da diminuição da transmissibilidade do coronavírus, a queda também pode ser atribuída ao aumento na capacidade de testagem de profissionais da saúde durante a pandemia. Ao todo, foram distribuídos mais de 305 mil testes rápidos para detecção do coronavírus. Houve aumento também para testes do tipo PCR no Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen) que, desde o início da pandemia, passou a funcionar 24 horas por dia e aumentou sua capacidade de exames em mais de 300%.

Até então não divulgados pela prefeitura, os dados referentes a ocupação de leitos nos hospitais da rede privada de Nova Friburgo só passaram a ser conhecidos recentemente. Na primeira vez, em 5 de junho, a divulgação foi feita pelo próprio prefeito Renato Bravo em redes sociais. O mesmo foi feito nas lives subsequentes, inclusive na última, realizada na segunda-feira, 15, em que o prefeito anunciou também que o município irá adquirir 300 testes de PCR que serão utilizados para acelerar o acompanhamento dos pacientes internados no CTI do Raul Sertã.

Na ocasião, Bravo revelou os dados completos de ocupação de leitos nas redes pública e privada do município. As informações foram atualizadas pela Subsecretaria de Comunicação Social (Secom). Segundo os dados, nesta terça-feira, 16, o Raul Sertã tinha 44% de ocupação nos leitos de enfermaria e 88% na UTI. O São Lucas estava com 5% de ocupação na enfermaria e 50% na UTI. O Hospital Unimed contava com 66,7% de ocupação nos leitos de enfermaria e 93,1% na UTI. Já o Hospital Serrano tinha 40% dos leitos de enfermaria ocupados e 100% da UTI. Isso dá um total de ocupação de 38,9% dos leitos de enfermaria do município e 82,7% de UTI.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra