Um leitor atento de A VOZ DA SERRA flagrou no último semana a poda radical de algumas árvores às margens do Rio Bengalas, na Avenida Galdino do Valle Filho, no Centro, foram podadas. Ele fotografou o resultado da operação e enviou as fotos (que acompanham essa reportagem) à nossa redação.
Pelas imagens, dá para perceber que o trabalho se concentrou na parte final da referida avenida, entre a academia ao ar livre e o clube Sociedade Esportiva Friburguense (Sef). Procurada para esclarecer os detalhes da ação, a Prefeitura de Nova Friburgo confirmou os cortes dos galhos e informou que a operação vai se estender por toda a extensão da via, até a altura do Centro de Convivência da Pessoa Idosa (anexo ao Clube de Xadrez), no Suspiro.
Por meio de nota, a Prefeitura de Nova Friburgo afirmou que “a Secretaria Municipal de Serviços Públicos tem realizado o serviço de limpeza em toda a extensão do entorno do Rio Bengalas, com fins de preservação e manutenção da via compartilhada. O trabalho tem sido feito de forma espontânea pela secretaria, que identificou a necessidade de retirada da conhecida ‘erva de passarinho’, uma espécie de parasita que estava encobrindo as árvores que estão às margens do rio”. Essas ervas costumam até sufocar os galhos impedindo o crescimento de novas folhas. Ainda de acordo com o Governo Municipal, “após a conclusão deste trecho (entre a Igreja Luterana e o Centro de Convivência da Pessoa Idosa), será feito um novo cronograma de atividades”.
Alguns moradores do entorno entraram também em contato com o jornal ontem, 8, para observar que a poda realizada foi muito radical. “Cortaram todos os galhos deixando as árvores completamento peladas somente com o tronco. Isso vai dificultar a regeneração dessas mudas comprometendo o meio ambiente”, disse um morador da Avenida Galdino do Valle.
Deixe o seu comentário