Prefeitura inicia compra emergencial de medicamentos contra coronavírus

Aumento do consumo de remédios devido à pandemia, assim como retomada gradual da economia, deixou estoque insuficiente para os próximos meses
terça-feira, 28 de julho de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Prefeitura inicia compra emergencial de medicamentos contra coronavírus

Em publicação no Diário Oficial Eletrônico da Prefeitura de Nova Friburgo, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Logística tornou pública a realização de uma pesquisa de mercado para aquisição de 26 medicamentos destinados a atender a demanda de pacientes com coronavírus, em caráter emergencial, que dispensa licitação.

O documento ressalta que devido ao aumento do consumo frente a pandemia da Covid-19, os estoques dos medicamentos descritos encontram-se insuficientes para o regular funcionamento do Hospital Municipal Raul Sertã, “haja vista a grande demanda existente no momento”.

A prefeitura justifica que além do cenário imprevisível da pandemia, a retomada gradual da economia no município também contribuiu para o aumento do consumo devido a proliferação de novos casos da doença. “Concluímos de forma interdisciplinar que para a segurança dos pacientes da unidade de saúde, torna-se indispensável a presente aquisição dos medicamentos, objeto do presente”. O gasto estimado com a compra desses medicamentos não foi informado pela prefeitura. 

O quantitativo de medicamentos a ser adquirido visa suprir a demanda do Hospital Municipal Raul Sertã pelo período de 180 dias visando o enfrentamento da pandemia. Os remédios que serão adquiridos são: Alteplase,120 unidades; Aminofilina 24mg, 3.300 unidades; Aminofilina 50 mg, 84.218 unidades; Atropina ou hiosciamina, 3.000 unidades; Besilato de Atracurio, 930 unidades; Brometo, 96 unidades; Cefazolina sódica, 5.100 unidades; Clonidina, 125 unidades; Dextrocetamina, 54 unidades; Diazepam, 2.316 unidades; Dopamina, 3.180 unidades; Etomidato, 108 unidades; Fentalina, 4.950 unidades; Fentanila, 600 unidades; Heparina sódica, 1.225 unidades; Hidralazina, 300 unidades; Lidocaína, 9.900; Midazolam 15mg/3ml, 1.380 unidades; Midazolam 50mg/10ml, 18 mil unidades; Morfina, 1.200 unidades; Propofol, 1.548 unidades; Salbutamol, 900 unidades; Solução de Hidroxietilamino, 210 unidades; Sulfametoxazol, 1.200 unidades; Suxametônio , 318 unidades e Tociluzimabe, 180 unidades.

Eficiência do Tocilizumabe

A prefeitura ressaltou que o medicamento Tocilizumabe não é padronizado junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), mas que a administração deste medicamento além de colaborar com a melhora do quadro clínico do paciente, diminui os custos inerentes a ocupação em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), justificando, portanto, sua necessária aquisição no atual cenário pandêmico.

Em junho deste ano, o reumatologista Davi Furtado, em entrevista para A VOZ DA SERRA, detalhou a eficácia que o medicamento Tocilizumabe vinha apresentando em pacientes friburguenses com Covid-19. O medicamento é indicado normalmente para tratar doenças reumáticas, mas ao ser usado em pacientes com coronavírus conseguiu recuperar, até então, todos os pacientes.

“Um estudo recente sugere que a substância Tocilizumabe é imunobiológica. Há ainda um estudo chinês sobre esse medicamento com boa resposta. Há também um estudo sendo feito pelo Hospital Albert Einstein. Vamos esperar mais notícias – até agora elas são muito positivas”, disse o médio na época.

Ainda de acordo com o reumatologista, o Tocilizumabe é  uma medicação que age na terceira base, quando o paciente já tem acometimento pulmonar, indo para a síndrome de angústia respiratória ou ventilação mecânica. “Por isso os médicos já podem usar essa nova medicação com vários estudos corroborando. É óbvio que é preciso mais estudos e exames. Os estudos preliminares, ao contrário da cloroquina e hidroxicloroquina, mostram evidências positivas. Os hospitais Raul Sertã, Albert Einstein e outros pelo mundo já utilizam esse novo medicamento. É preciso menos política e mais ciência”, revelou.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra