Prefeitura e estado discutem ampliação de leitos no interior

Proposta da Secretaria Estadual de Saúde é repassar verbas para a abertura de novas vagas no Raul Sertã e em outras quatro cidades
sexta-feira, 25 de setembro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
A triagem na entrada da emergência do Raul Sertã (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
A triagem na entrada da emergência do Raul Sertã (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) iniciou a discussão de um acordo com as prefeituras de cinco municípios fluminenses, entre eles Nova Friburgo, com o objetivo de ampliar a oferta de leitos de UTI para atender aos pacientes com Covid-19. A proposta é que o Governo do Estado do Rio de Janeiro financie a abertura de mais 140 leitos de Covid nesses cinco municípios, para fazer frente ao crescimento do número de internações pela doença verificado nas últimas semanas.

Além de Nova Friburgo, também fazem parte desse acordo com o Estado os municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Itaboraí e Cordeiro. A SES não divulgou quantos leitos seriam disponibilizados para cada município, no entanto, se forem divididos igualmente, cada um receberia a oferta de 28 novos leitos de UTI para auxiliar no tratamento dos pacientes com Covid-19.

Alternativa ao hospital de campanha 

O secretário estadual de Saúde, Alex Bousquet, explicou que as novas vagas previstas no plano serão gerenciadas pelo Sistema Estadual de Regulação (SER) e poderão ser usadas para atender os pacientes de cidades vizinhas, caso seja necessário. “O cofinanciamento de leitos de UTI nos municípios servirá para que, ao invés de investir em hospitais de campanha, que são unidades cujo projeto tem início, meio e fim, possamos investir nos municípios, para que eles possam enfrentar melhor a pandemia e até atender às suas regiões. Foi a primeira discussão, mas muito em breve será fechado o texto da resolução e começará o repasse para enfrentamento à pandemia”, afirmou o secretário.

O secretário municipal de Saúde de Nova Friburgo (e vice-prefeito da cidade), Marcelo Braune, participou da reunião, bem como os secretários municipais de Saúde do Rio de Janeiro, Ana Beatriz Busch Araújo; de Cordeiro, Vânia Lúcia Vieira Huguenin; Duque de Caxias, José Carlos de Oliveira; e Júlio César de Oliveira Ambrósio, de Itaboraí; além de Valdilea Veloso, representando o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fundação Oswaldo Cruz.

O chefe de gabinete da Subsecretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, Danilo Klein, ressaltou a importância de ampliar o número de leitos no Estado neste momento da pandemia: “Há o mesmo movimento epidemiológico do começo da pandemia, com aumento de internações na capital, e há tendência de que o fenômeno se repita no interior do estado. É preciso reduzir os números de novos casos e internações, mas também investir em leitos de UTI para evitar a mudança da bandeira amarela, de baixo risco, para a laranja, de risco moderado”.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra