Apesar de simples, o oxímetro é um equipamento com papel muito importante para o monitoramento de pacientes com Covid-19. Com isso, a Prefeitura de Nova Friburgo providenciou a aquisição de 35 oxímetros e recebeu ainda a doação de outros 46 do projeto “Todos Pelo Brasil”, por intermédio do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
Segundo a subsecretária de Atenção Básica de Nova Friburgo, Ariadina Heringer, os oxímetros começaram a ser dispensados esta semana e já estão em uso em algumas unidades de atenção primária do município (postos de saúde, unidades do programa Estratégia de Saúde da Família, policlínicas, Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e equipes do programa Melhor em Casa). A ideia é prevenir o agravamento dos casos de coronavírus, principalmente na população mais vulnerável, como é o caso dos idosos, por meio de um monitoramento simples.
Qual a utilidade do oxímetro?
“Eles servem para identificar precocemente o fenômeno da hipóxia silenciosa, que consiste na redução dos níveis de saturação de oxigênio da corrente sanguínea, porém de uma forma silenciosa, sem causar maiores sinais e sintomas. No entanto, quando o paciente chega a sentir, a redução de saturação de oxigênio já está em níveis muito baixos e o paciente vem a necessitar de uma intervenção muito mais invasiva e depender de um leito de CTI. Inclusive, o usuário pode, muitas vezes, morrer sem ter tempo de uma intervenção adequada”, disse Ariadina.
Os níveis normais de saturação de oxigênio correspondem a uma saturação acima de 95%. Quando essa saturação já está abaixo dessa porcentagem, o usuário necessita ser avaliado por um médico.
Deixe o seu comentário