Prefeitura adquire oxímetros para o Hospital Raul Sertã

Equipamento identifica precocemente a hipóxia silenciosa, que é a redução dos níveis de saturação de oxigênio no sangue
terça-feira, 04 de agosto de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Prefeitura adquire oxímetros para o Hospital Raul Sertã

Apesar de simples, o oxímetro é um equipamento com papel muito importante para o monitoramento de pacientes com Covid-19. Com isso, a Prefeitura de Nova Friburgo providenciou a aquisição de 35 oxímetros e recebeu ainda a doação de outros 46 do projeto “Todos Pelo Brasil”, por intermédio do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Segundo a subsecretária de Atenção Básica de Nova Friburgo, Ariadina Heringer, os oxímetros começaram a ser dispensados esta semana e já estão em uso em algumas unidades de atenção primária do município (postos de saúde, unidades do programa Estratégia de Saúde da Família, policlínicas, Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e equipes do programa Melhor em Casa). A ideia é prevenir o agravamento dos casos de coronavírus, principalmente na população mais vulnerável, como é o caso dos idosos, por meio de um monitoramento simples.

Qual a utilidade do oxímetro? 

“Eles servem para identificar precocemente o fenômeno da hipóxia silenciosa, que consiste na redução dos níveis de saturação de oxigênio da corrente sanguínea, porém de uma forma silenciosa, sem causar maiores sinais e sintomas. No entanto, quando o paciente chega a sentir, a redução de saturação de oxigênio já está em níveis muito baixos e o paciente vem a necessitar de uma intervenção muito mais invasiva e depender de um leito de CTI. Inclusive, o usuário pode, muitas vezes, morrer sem ter tempo de uma intervenção adequada”, disse Ariadina. 

Os níveis normais de saturação de oxigênio correspondem a uma saturação acima de 95%. Quando essa saturação já está abaixo dessa porcentagem, o usuário necessita ser avaliado por um médico.    

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra