Prazo para confirmação de matrícula na rede estadual termina nesta semana

Para garantir vaga, documentação do aluno precisa ser entregue na unidade escolar alocada até esta quinta
terça-feira, 12 de janeiro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Reprodução Internet)
(Foto: Reprodução Internet)

Termina nesta quinta-feira, 14, o prazo para a confirmação presencial da matrícula diretamente na escola, para apresentação dos documentos. Caso o aluno alocado na 1ª fase da Matrícula 2021, ou o seu responsável, não possa comparecer na data de agendamento informada no site, deverá, preferencialmente, entrar em contato com o colégio para marcar nova data, ou ir diretamente à unidade para garantir sua vaga. Sem a confirmação no prazo, o aluno terá que dar início a um novo processo de matrícula, em 27 de janeiro.

No ato da confirmação da matrícula, é necessário apresentar originais e cópias dos seguintes documentos:

- Certidão de Nascimento ou Casamento, Carteira de Identidade ou documento que a substitua;

- CPF, se possuir - Original (será devolvida no ato);

- Histórico Escolar ou Declaração da última unidade escolar em que estudou, constando a série para a qual o aluno está habilitado, ficando o original na escola;

- Carteira de Identidade e CPF do responsável legal, no caso de menor de 18 anos, original e cópia; Laudo comprobatório de deficiências declaradas (se for o caso);

- Comprovante de residência com o mesmo endereço informado no ato da inscrição da matrícula;

- Atestado médico específico para a prática de atividade física de alto rendimento, no caso de matrícula nas unidades escolares com Ensino Médio Vocacionado ao Esporte.

Nova oportunidade para quem não foi alocado ou perdeu os prazos

A 2ª fase de matrículas já tem data para acontecer. Os dias 25 e 26 de janeiro de 2021 serão dedicados exclusivamente aos alunos que se inscreveram na 1ª fase de pré-matrícula, e não foram alocados em nenhuma unidade escolar. A partir do dia 27 de janeiro, as oportunidades serão para aqueles que não confirmaram matrícula e para quem não se inscreveu.

Diferentemente da fase anterior, essa é uma etapa concorrente, em que as vagas disponíveis são as remanescentes da 1ª fase, e o candidato escolhe apenas uma escola. A alocação é feita de forma imediata, por ordem de conclusão da inscrição e de acordo com a disponibilidade de vagas.  

Ouvidoria

Os canais da Ouvidoria da Seeduc estão abertos para tirar dúvidas sobre a documentação, alocação e vagas na rede de ensino pelo telefone (21) 2380-9160 ou pelo FalaBr (abre.ai/ouvidoriaseeduc)

A Secretaria estadual de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ) abriu o período de pré-matrículas para alunos novos nas escolas da rede estadual. São mais de mil unidades de ensino estaduais com oportunidades disponíveis. As inscrições devem ser feitas pelo site Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br).

A Seeduc reforça que a 1ª fase da pré-matrícula não acontece por ordem de inscrição. Os estudantes são alocados obedecendo aos seguintes critérios do Estatuto da Criança e do Adolescente, nesta ordem: preferência à pessoa com deficiência; preferência para crianças e adolescentes até 18 anos incompletos; permanência na rede pública de ensino e proximidade da residência. Em caso de empate, a prioridade será para o aluno mais novo.

No site Matrícula Fácil, o aluno encontrará informações sobre como se inscrever; escolas com vagas disponíveis; idade para cada série ofertada; como e quando confirmar a matrícula na escola. No próximo dia 30, o resultado da alocação será divulgado no site Matrícula Fácil. Na página, o responsável - ou o aluno maior de 18 anos - poderá verificar o dia e o horário agendados para que compareça à escola e realize a confirmação da matrícula, no período de 4 a 14 de janeiro de 2021. A matrícula informatizada conta com a parceria do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj).

Matrículas especiais

Para o ano letivo de 2021, a Seeduc prevê uma matrícula especial para que os estudantes que estejam terminando o ensino médio possam aprofundar o conteúdo do último ano, caso desejem. O calendário para essas matrículas especiais está sendo elaborado pela pasta e será divulgado em separado.

 

LEIA MAIS

Depois do aumento dos atentados pelo Brasil, foram adotadas medidas de precaução contra possíveis massacres de alunos

Serão liberados R$ 150 milhões para financiar projetos nos municípios

Ibelga Ceffa Flores, da rede municipal, trabalha com pedagogia diferenciada: sala de aula alternada com dia a dia no campo

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Educação