Pico da contaminação da Ômicron no Estado do Rio será na semana que vem

Para especialistas, haverá menos casos graves do que nas outras ondas
quarta-feira, 19 de janeiro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Pico da contaminação da Ômicron no Estado do Rio será na semana que vem

O Estado do Rio deve atingir o pico de transmissão da Covid-19 em uma semana, antes de outros estados do país, avaliaram especialistas ao portal de notícias G1. Isso porque a onda de casos de coronavírus começou na primeira semana do ano na capital, logo depois do réveillon.

Epidemiologistas analisaram as curvas de contaminação em países como a África do Sul e o Reino Unido, onde houve crescimento e queda rápida de casos da variante Ômicron.

"A tendência é que essa onda da Ômicron, por ser uma onda tão explosiva e com um número tão grande de casos,  dure em torno de cinco ou seis semanas. Aqui no Rio de Janeiro a gente espera que realmente já esteja muito próximo desse pico", disse o presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Alberto Chebabo.

Também já é possível afirmar que haverá menos casos graves do que nas outras ondas. Isso, segundo Chebabo, seria reflexo da vacinação em massa.

"O impacto sobre a rede hospital, principalmente sobre o número de mortes, vai ser bem menor do que nas anteriores, muito por causa da vacinação da população. A gente vê hoje uma internação de pacientes na maior parte das vezes necessitando apenas de poucos dias e internações em enfermarias, poucos casos precisando de terapia intensiva, e quando isso acontece é principalmente daqueles que não se vacinaram ou com uma vacinação incompleta".

O estado já registrou 107 mil casos de Covid este ano, mas o número de contaminados com a variante Ôômicron pode ser bem maior porque muitas pessoas não tiveram acesso aos testes.

A alta de casos se reflete nas internações. Em todo o estado foram mais de 180 solicitações por vagas nos hospitais públicos na última segunda-feira, 17, e mais de cem na terça,18.

Do total de pessoas internadas com Covid, 20% entraram nos hospitais por outro motivo e, dentro das unidades, testaram positivo.

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde