PIB fluminense teve queda de quase 10% no segundo trimestre

Constatação é da Firjan; resultado é o pior em 17 anos
sexta-feira, 25 de setembro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Comércio fechado em Friburgo (Foto: Henrique Pinheiro)
Comércio fechado em Friburgo (Foto: Henrique Pinheiro)

A estimativa para o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado do Rio de Janeiro, no segundo trimestre de 2020, é de queda de 9,9% na comparação com o mesmo período do ano passado. O dado é de um feito pela Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan), divulgado esta semana. O levantamento aponta que o resultado é o pior em 17 anos, período de toda a série histórica disponível. No entanto, a retração é menos intensa que a do PIB nacional (-11,4%). Em relação ao primeiro trimestre de 2020, o recuo é de 8,4%.

“O desempenho está relacionado ao forte impacto da pandemia sobre a atividade econômica, principalmente no mês de abril. Considerando os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) até 2017 e os nossos estudos dos últimos anos, vimos que essa é a retração mais intensa”, explica o gerente de Estudos Econômicos da Firjan, Jonathas Goulart, destacando que em maio e junho a indústria e o comércio já apresentaram dinâmica mais positiva.

O estudo aponta ainda que a menor queda da economia fluminense em relação ao resultado nacional está relacionada ao desempenho da indústria extrativa. Enquanto os demais setores reduziram a produção, de acordo com as estimativas, o setor de óleo e gás apresentou elevado crescimento (14,5%) na comparação com o segundo trimestre de 2019, impulsionado pelo aumento das exportações de petróleo.

A indústria de transformação foi o setor mais afetado no estado (-18,9%), principalmente por conta da queda na fabricação de veículos automotores. A Firjan explica que a crise argentina já vinha influenciando negativamente o setor automobilístico e que a pandemia aprofundou o recuo. A construção civil também apresentou queda (12%). O setor de serviços, que representa 70% do PIB fluminense, teve retração de 11,5%.

Retração deve cair de 6,4% para 4,6%

Considerando as incertezas relacionadas à pandemia, à política e ao quadro fiscal, mas também os primeiros sinais de retomada observados na indústria e no comércio, a Firjan revisou a projeção do PIB fluminense para 2020, com a retração passando de 6,4% para 4,6%. A previsão é de que o setor de serviços tenha o maior impacto negativo (-6%). As expectativas para a indústria de transformação (- 5,9%) e para a construção civil (-6%) também são negativas. A única contribuição positiva para a atividade econômica do estado nesse ano deve vir da indústria extrativa (+6,9%).

Para 2021, a expectativa é de crescimento de 3,3% no cenário base, que considera a circulação de pessoas normalizada e a reforma tributária e a PEC Emergencial (186/2019) aprovadas no primeiro semestre. A previsão para a indústria de transformação (3,4%), a construção civil (0,3%) e a indústria extrativa (3%) é de crescimento. O setor de serviços também deve crescer (3,3%), impulsionado pelo maior dinamismo do mercado de trabalho. Porém, mesmo que esse crescimento se confirme, o PIB fluminense fica 1,4% abaixo do nível pré-pandemia.

O estudo traz ainda cenários pessimista e otimista para 2021. No cenário pessimista, com segunda onda da pandemia, escalada da tensão comercial entre Estados Unidos e China provocando desvalorização do preço do petróleo, além de pior desempenho do quadro fiscal, a economia do estado deve crescer apenas 1,8%. No cenário otimista, com descoberta de vacina contra a Covid-19, continuidade do Regime de Recuperação Fiscal e aprovação de reformas estruturais no primeiro semestre, a previsão é de crescimento de 4,3%.O estudo “Rio de Janeiro: resultados e perspectivas para o PIB”, com informações específicas dos setores, pode ser acessado através deste link: https://bit.ly/36XvRcS.

 

 

LEIA MAIS

Empresa friburguense venceu o prêmio Top Of Mind da Revista Revenda Construção na categoria Fechaduras

Público pode, inclusive, fazer compras de itens no varejo, com entrada franca

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra