Pesquisa revela aumento de pessoas com anticorpos contra a Covid-19

HemoRio fez mais de sete mil testes nas últimas semanas. Amostras foram coletadas em doadores de sangue
terça-feira, 16 de junho de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
A sede do HemoRio (Reprodução da web)
A sede do HemoRio (Reprodução da web)

O HemoRio, programa vinculado à Secretaria de Estado de Saúde, liberou os resultados preliminares de uma pesquisa inédita que aponta crescimento na presença de anticorpos contra a Covid-19 entre a população fluminense. Os dados, analisados em parceria com pesquisadores da SES, universidades do Estado e Federal do Rio (Uerje UFRJ) e sa Fundação Oswaldo Cruz indicam que 28% dos doadores de sangue que estiveram no HemoRio nas últimas duas semanas já desenvolveram anticorpos contra a Covid-19. A taxa era de apenas 4% nas primeiras semanas de abril. Um aumento de 24% em quase dois meses.

Os pesquisadores já fizeram o estudo com 7.286 pessoas e continuam a pesquisa. O objetivo é mapear o índice de pessoas infectadas e com anticorpos em todo o Estado do Rio. O diretor do HemoRio, Luiz Amorim, considerou os dados importantes para um mapeamento da evolução da Covid-19 e afirmou que os testes seguirão até o final da pandemia. “Os doadores de sangue podem ser considerados uma população-sentinela, que nos possibilita acompanhar a curva da doença. Surpreendentemente, um número considerável de doadores já possui anticorpos contra o coronavírus, o que pode refletir a realidade da população em geral”, pontuou Amorim.

A expectativa é que, até o final de julho, mais três mil pessoas participem da pesquisa, que escolhe pessoas aleatórias que vão ao HemoRio, instituto responsável por abastecer com sangue as principais emergências, maternidades e unidades de saúde. Vale lembrar que em Nova Friburgo, as doações de sangue podem ser feitas no Hemocentro Região Serrana que funciona anexo ao Hospital Raul Sertã, de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h. 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra