Pesquisa liderada por friburguense ganha prêmio internacional do Facebook

Trabalho da FGV DAPP sobre discursos perigosos nas eleições concorreu com mais de mil em todo o mundo e é o único selecionado na AL
terça-feira, 11 de agosto de 2020
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Lucas Calil: coordenador de pesquisa reconhecida pelo Facebook (Arquivo pessoal)
Lucas Calil: coordenador de pesquisa reconhecida pelo Facebook (Arquivo pessoal)

Coordenado por um jovem friburguense, Lucas Calil Guimarães Silva, um projeto de pesquisa focado em discursos de ódio e direitos humanos, da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV DAPP), foi o único da América do Sul entre 25 selecionados em edital global do Facebook Research para estudar desinformação e polarização

Intitulada “The circulation of dangerous speech in the 2020 Brazilian elections” (a circulação de discursos de ódio nas eleições brasileiras deste ano), a pesquisa foi selecionada entre mais de mil propostas de 600 instituições em 77 países. 

O trabalho se divide em três questões fundamentais: a propagação online de discursos de ódio; as relações entre a disseminação de discursos perigosos e de informações falsas e desinformação; e as implicações do discurso de ódio e informações falsas nas eleições brasileiras. 

Maior rede social virtual do mundo, com mais de um bilhão de usuários ativos, o Facebook lançou a chamada em fevereiro, com o objetivo de financiar estudos independentes que ajudem a compreender os fenômenos de polarização e desinformação e, a longo prazo,  ajudar na formulação de políticas, ferramentas e ações. A plataforma premia os editais de forma independente e não participa do processo de pesquisa ou da publicação dos resultados. Entre as demais pesquisas selecionadas estão trabalhos desenvolvidos em centros de excelência mundial como as universidades de Oxford, Princeton e  Northwestern. 

"A FGV/DAPP já é há anos, em âmbito internacional, uma das principais referências de pesquisa científica em redes sociais, e o nosso trabalho felizmente é reconhecido e publicado no mundo inteiro. Estar entre as mais prestigiadas universidades da Europa e dos Estados Unidos, como única selecionada na América do Sul, em um financiamento tão competitivo, é atestado do sucesso contínuo da equipe de cientistas da DAPP e do diretor da unidade, o professor Marco Aurelio Ruediger. E isso vale tanto para o trabalho contínuo de inovação em pesquisa em plataformas digitais quanto para o ensino e os projetos de pesquisa aplicada que sempre fizemos com muita qualidade e com atenção ao impacto social para o país", comentou Lucas.

Ex-aluno do Dores

Ex-aluno do Colégio Nossa Senhora das Dores, Lucas morou em Friburgo até entrar na faculdade, na UFF em Niterói. Formado em jornalismo, trabalhou nos jornais "Extra" e "O Dia", fez mestrado e doutorado em Linguística e se especializou em Semiótica e Teorias Narrativas. Em 2013, ganhou o Prêmio Petrobras de Jornalismo na categoria Jornalismo Esportivo, por reportagens sobre o legado financeiro e esportivo dos Jogos Pan-Americanos de 2007. 

Há um ano, Lucas foi o único brasileiro a participar, entre mais de cem convidados da Europa,  Ásia, África, Oceania e América do Sul, do seminário “Innovative Citizen Participation in Restrictive Environments”, em Kuala Lumpur, na Malásia. Ele apresentou a ferramenta Sala de Democracia Digital – #observa2018, uma iniciativa da Diretoria de Análise de Políticas Públicas (DAPP) da FGV  para monitorar o debate público e o impacto de robôs e fake news como práticas de desinformação nas redes sociais nas eleições de 2018.

LEIA MAIS

Justiça Eleitoral recebe quase 11 mil denúncias pelo aplicativo

Manifestação política de grupos conservadores ocorreu em meio às comemorações dos 200 anos da Independência

Entre os resultados destacados constam informações básicas, além de detalhes sobre o uso correto da urna

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: eleições