Papa Francisco nomeia bispo para a diocese de Nova Friburgo

Dom Luiz Antonio Lopes Ricci, atual Bispo Auxiliar de Niterói, tomará posse no dia 4 de julho
quarta-feira, 06 de maio de 2020
por Jornal A Voz da Serra
O novo bispo de Nova Friburgo,
O novo bispo de Nova Friburgo,

A Igreja Católica comunicou nesta quarta-feira, 6, a decisão do Papa Francisco em nomear o atual bispo auxiliar de Niterói, Dom Luiz Antônio Lopes Ricci, como bispo titular da Diocese de Nova Friburgo. Atualmente, quem está à frente do governo da diocese é o administrador apostólico, Dom Paulo Antônio de Conto, bispo emérito de Montenegro-RS. A primeira missa de Dom Luiz, na função de novo bispo de Nova Friburgo foi celebrada ontem, 6, às 18h, ainda em Niterói, com transmissão pelas redes sociais da Diocese friburguense. Sua posse está marcada para o próximo dia 4 de julho, às 10h.  

Dom Luiz Antônio

Natural de Bauru, Dom Luiz nasceu no dia 16 de maio de 1966. Foi ordenado presbítero em 10 de julho de 1997 em sua cidade natal e em 10 de maio de 2017 foi designado pelo Papa Francisco como bispo auxiliar de Niterói, tendo recebido a ordenação episcopal no dia 16 de julho 2017 no Santuário do Sagrado Coração de Jesus em Bauru.

Possui graduação em Teologia – Bacharelado (convalidação) pela Faculdade João Paulo II (2013); graduação e licenciatura plena em Filosofia pela Universidade do Sagrado Coração (1996); mestrado em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Lateranense (1999) e doutorado em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Lateranense (2007). Dom Ricci possui um livro publicado pela Editora Paulus, com o título “Morte Social: Mistanásia e Bioética”.

Mensagem de acolhimento da Diocese de Nova Friburgo

“De coração aberto desejamos acolher e saudar àquele que aprouve ao Bom Pastor, o Papa Francisco, conceder-nos como quinto bispo nomeado para pastorear esta Diocese, sendo para nós pastor e guia, motivo de satisfação sincera para todo o clero e o povo de Deus.

Seu lema episcopal: “Fecit Mihi Magna” - “Fez em mim maravilhas” (Lc 1, 49), inspira-nos também recitar o Magnificat e proclamar as palavras da Virgem Santíssima, afinal nossa alma rejubila de alegria, crendo que o Senhor fez grandes coisas em nosso favor.

Ancorados na certeza de que o caminho percorrido nos últimos meses junto ao

nosso administrador apostólico tornou-se um preâmbulo das copiosas bênçãos dispensadas pelo Senhor sobre esta parcela de seu rebanho, desejamos que o tempo vindouro seja momento de colheita e futuras realizações que se irradiarão pelas 60 comunidades paroquiais de nossa Diocese. Seja bem-vindo Dom Luiz Antonio! Sinta-se acolhido em cada um dos recantos de nossa extensa diocese, que é imensa em seu território, assim como imensurável é sua generosidade, alegria e amor ao servir.

Suplicando a intercessão de nossa padroeira, a Imaculada Conceição, nos manteremos sentinelas em oração por seu mistério e por sua vida, apresentando as suas intenções e o precioso sim por ti concedido ao acolher essa nova missão. Em tempo oportuno, do Senhor lhe venha a recompensa por tamanha a generosidade e disponibilidade em servir, e aqui já possamos vislumbrar juntos os frutos do vosso trabalho. Seja bendito o que vem em nome do Senhor!”

 

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 75 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: