Operações Lei Seca abordaram 218 motoristas em Friburgo no fim de semana

Do total, 48 foram flagrados dirigindo sob influência de álcool ou se recusaram a fazer o teste do bafômetro
segunda-feira, 15 de agosto de 2022
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Foto de leitor
Foto de leitor

O fim de semana passado em Nova Friburgo teve operações Lei Seca nas noites de sábado, 13, e domingo, 14. Ambas as blitzes foram montadas no início na Avenida Euterpe, príximo à Rua Sete de Setembro.

Segundo informações do governo do estado, em Nova Friburgo  218 motoristas foram abordados. Destes, 48 motoristas foram flagrados dirigindo sob influência de álcool ou se recusaram a fazer o teste do bafômetro, um percentual de 22% do total de abordados. 

Em todo o Estado do Rio foram realizadas  24 operações  no último fim de semana. No total, 3.892 motoristas foram abordados e 595 flagrados no exame de alcoolemia. 

Segundo Dia dos Pais com Lei Seca em Friburgo

Por coincidência,  também no fim de semana  em comemoração ao Dia dos Pais do ano passado teve Operação Lei Seca em Friburgo. No domingo 8 de agosto de 2021,  dos 50 veículos abordados na Avenida Euterpe, nada menos que 46 estavam sendo dirigidos por motoristas alcoolizados. Todos apresentaram condutores habilitados para os substituírem na direção. Em todo o estado, naquele  fim de semana,  22 blitzes foram montadas e 23,4% dos motoristas abordados  estavam alcoolizados. Dos 454 condutores flagrados dirigindo sob efeito de álcool, 151 foram registrados em apenas quatro blitzes, justamente as realizadas em  Friburgo e mais duas cidades: Teresópolis e Itaperuna.

Como A VOZ DA SERRA noticiou no início deste mês, a Operação Lei Seca está reforçando ainda mais as ações de fiscalização em todo o Estado do Rio. O número de equipes dobrou de 15 para 30 e, a partir de agora, grupos de agentes sem pontos fixos, os chamados "pega-fujão". São quatro duplas de policiais em motocicletas que, diariamente, vão trabalhar  nas principais rotas alternativas dos locais onde são montadas as operações e com mudança de local a cada hora. A ideia é surpreender os motoristas que tentam driblar a fiscalização usando informações de conhecidos ou de aplicativos.

A ampliação da fiscalização é uma estratégia da Secretaria de Estado de Governo para reduzir o número de motoristas dirigindo após beber. O recente estudo, realizado pela Operação Lei Seca, mostra que houve um considerável aumento na quantidade de motoristas parados nas ações e que testaram  positivo para alcoolemia ou se recusaram a se submeter ao exame. É um reflexo da mudança de comportamento da população, que durante a pandemia passou a consumir mais bebida alcoólica e manteve o hábito.

"Estamos criando novas estratégias e investindo em educação para reduzir as atuais taxas. Já conseguimos uma ligeira queda em relação ao ano passado. Estamos com uma quantidade de fiscalização bem superior às ações praticadas em 2019 e, a partir de segunda-feira, voltaremos com com as nossas equipes a percorrer os colégios com reforço no Interior do Estado, com o projeto "Educação para o Trânsito-Escola Nota 10", destaca o tenente-coronel Fábio Pinho, superintendente da Lei Seca.

As fiscalizações realizadas este ano, de janeiro a junho, já somam 1.737 locais, com abordagem a mais de 172 mil motoristas em todo o estado. Um resultado 20% maior do que as ações realizadas em 2019, quando a Lei Seca inspecionou  286 mil condutores em 2.372 operações.

LEIA MAIS

Na Via Expressa, uma mulher de 41 anos morreu após ter sido atropelada

Desde o último sábado entrou em vigor decreto que revoga atribuições da equipe

Levantamento foi feito para a Semana Nacional de Trânsito

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Trânsito