Operação Lei Seca é reforçada no interior do estado

Equipes de fiscalização que atuam nas blitzes sobem de 15 para 21
quinta-feira, 19 de agosto de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Operação Lei Seca é reforçada no interior do estado

A Operação Lei Seca ganhou reforço no efetivo nesta semana e aumentou de 15 para 21 equipes de fiscalização que atuam nas blitzes em todo o estado do Rio de Janeiro. "Diante do cenário atual em que estão sendo registrados altos índices de alcoolemia nas blitzes recentes é preciso reforçar a fiscalização, por isso aumentamos o número de equipes da Lei Seca para podermos atuar cada vez mais em diferentes regiões do estado", afirma o secretário estadual de Governo, Rodrigo Bacellar.

Após ter ficado suspensa por quase sete meses devido à pandemia da Covid-19, a Operação Lei Seca retornou em outubro de 2020 e os índices de motoristas flagrados nas blitzes dirigindo sob efeito de álcool vêm aumentando consideravelmente. Antes da blitz ser suspensa em março de 2020, o percentual médio de motoristas com sinais de alcoolemia era de 4,5% e, somente no ano de 2021, o percentual está em 12,28%. No primeiro sábado deste mês, por exemplo, uma blitz chegou a alcançar 45,97% de motoristas embriagados em Teresópolis. Em Nova Friburgo, em uma operação Lei Seca realizada na Avenida Euterpe Friburguense, do total de 50 veículos abordados, 46 deles estavam sendo dirigidos por motoristas alcoolizados.

Em todo o mês de julho, 2.338 motoristas foram surpreendidos embriagados em blitzes realizadas em todo o estado: o maior registro desde janeiro de 2021. E, em comparação com o mesmo mês nos anos anteriores, o número de motoristas alcoolizados não havia alcançado duas mil pessoas desde 2012.

“É preciso seguir com a missão de salvar vidas, por isso precisamos intensificar as blitzes da Lei Seca e estar cada vez mais presente em diversas regiões do estado inibindo motoristas que insistem em dirigir sob efeito de álcool. Esse reforço chegou em um momento muito importante junto com a retomada do turismo e a reabertura gradual das atividades culturais no estado", explica o superintendente da Operação Lei Seca, tenente-coronel Fábio Pinho.

Detran lança app para consultar, pagar ou parcelar débitos
 

Os usuários do Detran que quiserem consultar, parcelar ou pagar débitos de multas, seguro DPVAT,  Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) ou taxa de licenciamento anual de veículos emplacados no estado do Rio agora podem utilizar o aplicativo WhatsApp, de forma gratuita, para resolver estas questões. Para isso, basta enviar uma mensagem para o número 55 11 4949-5983 ou acessar o site do Detran - www.detran.rj.gov.br (ir em Infrações/ “Pagamento de Débitos”/ “Parcelamento de Multas (cartão)”), informando a placa e o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores).  

Depois disso, o usuário poderá pagar os débitos à vista (usando o Pix, sem taxa) ou parcelado - em até 12 vezes no cartão de crédito. O serviço é oferecido por uma empresa credenciada ao Detran. Após adicionar o número no WhatsApp, a empresa pedirá a placa e o Renavam do veículo sobre o qual o usuário deseja ter informações e disponibilizará a lista de débitos, com o motivo, o valor e a data de vencimento de cada um deles. O usuário poderá optar por pagar um ou mais débitos. Depois, receberá os recibos de pagamento pelo próprio WhatsApp. Se não quiser pagar, poderá deixar o número salvo para novas consultas. O processo é totalmente automático e sem intervenção manual. A resposta sai em apenas alguns segundos, e o pagamento, por Pix ou parcelado no cartão de crédito, é ágil. 

Como fazer

• Envie mensagem para o celular 55 11 4949 5983 ou acesse o site www.detran.rj.gov.br

• Clique no menu “Infrações”

• Escolha o item “Pagamento de Débitos”

• Em seguida “Parcelamento de Multas (cartão)”

• Se estiver no site, clique no link da Zapay, credenciada para o serviço

• Em ambos os casos, é preciso ter os dados pessoais do proprietário e do veículo, como placa e Renavam, para ter acesso à consulta de débitos

• Em seguida serão disponibilizados todos os débitos que podem ser parcelados

• Selecione os débitos que gostaria de quitar e, em seguida, faça o pagamento via cartão de crédito (em até 12 vezes) ou Pix.

Mutirão vai oferecer serviços de habilitação neste sábado em Friburgo 

Neste sábado, 21, o Detran vai realizar em várias unidades do estado do Rio o 38º mutirão de atendimento desde o início da pandemia. Serão oferecidas desta vez 5,8 mil vagas para os serviços de habilitação, identificação civil e veículos. Em Nova Friburgo, somente serviços de habilitação serão oferecidos, como primeira habilitação, renovação de CNH, mudança ou adição de categoria, alteração de dados ou troca da permissão para dirigir (PPD) para a carteira definitiva. O atendimento será das 10h às 16h, na 3ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), na Avenida dos Ferroviários, em frente à Rodoviária Norte, no bairro Duas Pedras. 

. Para evitar aglomerações, há necessidade de agendamento, até amanhã, 20, pelo site do Detran (www.detran.rj.gov.br) ou pelo teleatendimento (21) 3460-4040, 3460-4041 ou 3460-4042, das 6h às 21h. “Além dos mutirões, que já atenderam cerca de 170 mil usuários aos sábados, retomamos a vistoria itinerante, levando os serviços veiculares a alguns municípios que não possuem postos de vistoria. Mesmo com as medidas de distanciamento, estamos trabalhando para disponibilizar o maior número de vagas à população fluminense”, destacou o presidente do Detran, Adolfo Konder.

O Detran reforça que é preciso respeitar o horário agendado, sem antecipação ou atrasos, para que não ocorram filas e aglomerações. O órgão de trânsito pede a colaboração dos usuários para que não levem acompanhantes aos postos.

 

LEIA MAIS

Na Via Expressa, uma mulher de 41 anos morreu após ter sido atropelada

Desde o último sábado entrou em vigor decreto que revoga atribuições da equipe

Levantamento foi feito para a Semana Nacional de Trânsito

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Trânsito