O que não pode faltar no seu look de foliã para se esbaldar no carnaval!

Vamos falar de fantasias, adereços, acessórios, glitter, purpurina!
sábado, 22 de fevereiro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Modelo: Julio Cezar Freitas (Foto: Osvaldo Enoc)
Modelo: Julio Cezar Freitas (Foto: Osvaldo Enoc)

O assunto é carnaval, ponto final, e não há nada que desvie a atenção do brasileiro nestes dias de folia. Até terça-feira, 25, impossível escapar do Rei Momo, a não ser que vá para uma ilha deserta, porque até na roça tem carnaval. Então, vamos falar de fantasias, adereços, acessórios, glitter, purpurina! Por exemplo: 

O glitter é quase um item indispensável no carnaval! As minúsculas partículas são feitas de alumínio e plástico PET (polietileno tereftalato), um material que leva centenas de anos para se decompor. Diversos estudos comprovam que eles chegam aos oceanos por meio das vias fluviais e impactam o ecossistema marinho. 

Nossa dica para este e os próximos carnavais, no intuito de minimizar este tipo de impacto, é “usar filtro de pano para coar café no ralo do box do banheiro, vedar o entorno com adesivo e deixar ali até acabar de tomar banho. Depois é só esperar secar e descartar a purpurina que está nele no lixo seco também, de preferência o lixo de plástico para reciclagem”, ensina Tatiana Baumworcel, da loja Purpurine

Também há no mercado opções ecológicas do glitter, feitos de diversos materiais como pó de mica, sal, gelatina e algas marinhas. O Caderno Z separou uma receita fácil criada pela Andrea Onishi e Claudia Fajkarz, donas do blog Superziper, para você brilhar ainda mais na folia e não prejudicar o meio ambiente:  

Glitterada

Materiais: panela; vasilha antiaderente; espátula. Ingredientes: envelope de agar-agar; corante alimentício; pó de mica (responsável pelo brilho). Modo de fazer: dilua um envelope de 4g de agar-agar em 100 ml de água fria. Acrescente ainda cinco gotas do corante escolhido e uma colher de chá de pó de mica; mexa bem para dissolver tudo e leve ao fogo baixo por 2 minutos até engrossar. A mistura deve ficar com uma consistência pastosa; despeje o produto na vasilha antiaderente e use a espátula para espalhar bem o glitter pela superfície. O objetivo aqui é criar uma folha bem fininha, para secar rápido e ter a espessura do glitter comum; aguarde 24 horas até que a lâmina de gelatina brilhante e colorida esteja completamente seca; triture em pedacinhos com a ajuda de um mixer ou moedor de café. Dica: para que o ecoglitter fique firme na pele, passe um protetor labial em bastão no local. A textura vai colar as folhinhas de glitter.

Tiaras

Uma das principais tendências para os bloquinhos de rua não são as fantasias, e sim as tiaras. São elas que vão reinar nas festas e nas ruas. Os acessórios com inspiração nas sereias, ou seja, com conchas e pérolas, seguem em alta. Quem quiser alternativas que levem flores e pompons coloridos também tem várias opções para escolher. 

As tiaras divertidas ganharam destaque no carnaval passado e tem de tudo para continuarem sendo a sensação este ano. Com frases que vão de temas políticos, a memes ou músicas, o que realmente importa é elas estarem cheias de brilho e chamarem atenção.

O adorno é uma ótima opção para quem não quer usar uma fantasia completa. Só a tiara e uma roupa fresca e confortável, como um shorts e uma regata, já criam um look divertido. As tiaras também podem ser encomendadas ou ainda feitas em casa, com um pouco de arame, cola quente e material como EVA.

Franjas e ombreiras

A onda dos anos 80 chegou também ao Carnaval, seja com as pochetes, viseiras e agora as ombreiras, ícone das paquitas. As ombreiras são bem democráticas, podem ser usadas com camisetas, biquínis ou bodies. Elas podem ser feitas com papel com maior gramatura, que vai dar sustentação aos ornamentos ou outro material que se encaixe nos ombros.

As franjas também estão entre as tendências, ela inclusive pode aparecer na própria ombreira ou em saias e biquínis. Além de deixar o look com cara de fantasia, traz mais movimento a peça.

Maquiagem 

A maquiagem é sempre uma grande aliada no Carnaval, isso porque ele complementa a fantasia ou até mesmo traz a graça da festa para quem optou por não usar uma fantasia. Vale lembrar que como a data costuma vir acompanhada de altas temperaturas e algumas chuvas, o uso do primer e um fixador é essencial para manter a make por mais tempo na pele. 

A criatividade nesse caso é o mais importante. Sombras ou o delineado colorido estão entre os favoritos, juntos com os cílios postiços e as "face jewels”, os adesivos decorativos para o rosto. O glitter continua sendo a marca registrada da data, mas agora na versão biodegradável para não prejudicar nem a pele nem o meio ambiente.

Moda íntima

A Kico Underwear é uma empresa friburguense, que faz uma moda íntima masculina mais casual e divertida com modelagens mais descoladas, cores e estampas que alegram as cuecas do dia-a-dia. Para o carnaval a marca apostou em bodys coloridos e harness para combinar com as sungas nos blocos de rua! Confira mais no Instagram @kicounderwear e no site www.kicounderwear.com.br

 ATENÇÃO: Se beber, não dirija!

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: