A importância da escolha e o que os pais esperam de uma escola

O envolvimento dos responsáveis é o que mais impacta o desempenho dos estudantes
quinta-feira, 14 de novembro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

Todos os que já passaram por uma escola se lembram de como ela toca as nossas vidas. Os amigos que fazemos, os professores que admiramos, o que aprendemos, os laços que construímos, as descobertas sobre nós mesmos, sobre os outros e sobre o mundo, as brincadeiras... Escola também é memória, é história de vida.

As famílias buscam uma escola para acolher seus filhos e suas escolhas são baseadas nas vivências, possibilidades materiais e necessidades. Muitos responsáveis se perguntam o que esperar da escola de seus filhos, mas uma coisa é certa: sentir confiança na instituição é prioridade.

Nesse sentido, a relação família-escola deve se dar a partir de boa comunicação, boas relações interpessoais e muita troca. O que uma instituição deve oferecer para acolher bem as crianças, os jovens e suas famílias? Vejamos:

A comunicação deve ser transparente. Sem uma comunicação eficaz dificilmente será construída uma relação de confiança. Deve ser direta, objetiva e aberta. Assim, as famílias se aproximam, esclarecem as dúvidas e estabelecem uma relação de troca contínua. 

Além disso, pesquisas mostram que o envolvimento dos responsáveis é o que mais impacta o desempenho de um estudante na escola. Mais ainda do que a qualidade de ensino que a instituição oferece.

Por isso, a comunicação deve ser prioridade e uma estratégia muito bem pensada pela direção. Para tanto, há diversos canais, desde as redes sociais aos comunicados impressos. Reiterando, ter uma comunicação integrada é essencial.

Mas, importante não limitar a comunicação a avisos formais, mas compartilhar também acontecimentos e momentos positivos do cotidiano escolar, convidar os responsáveis para dentro da escola, organizar eventos com a presença das famílias, e promover momentos descontraídos de interação durante a reunião de pais, com oficinas e dinâmicas. 

Outro fator fundamental é ter um propósito bem definido. Difundi-lo na comunidade local ajuda na atração e retenção de famílias, além de ajudar na própria rotina escolar e no desenvolvimento de cada aluno. Daí a importância de um Projeto Político Pedagógico (PPP), um documento em constante evolução, no qual os métodos de ensino e objetivos de aprendizagem são considerados. O projeto deve ser construído em conjunto com a comunidade escolar, e participação dos responsáveis e famílias.

O PPP é o que define a identidade do trabalho educativo na escola e deve ter como principal pilar a conexão com o entorno e comunidade local. Assim sendo, deve ainda: incluir os valores; o propósito e história da instituição; apresentar uma proposta curricular; direcionamento pedagógico e objetivos de aprendizagem de acordo com as diretrizes nacionais; contemplar a formação de professores, entre outras informações. 

Corpo docente qualificado

Um dos principais responsáveis pelo cumprimento dos objetivos pedagógicos da escola é o professor. Ao pensar no que os pais e responsáveis esperam da escola, os gestores devem levar em conta a seleção e formação do corpo docente.

Educadores se preparam para inovar por meio de estudos e formação constantes. Experimentam, desenvolvem novas práticas e estimulam processos de ensino e avaliação. Nesse sentido, a direção deve oferecer uma formação continuada de modo estruturado, garantir a autonomia docente e incentivar a pesquisa.

Assim, espera-se que a escola tenha um histórico de bons resultados acadêmicos. Isso inclui o desempenho dos estudantes em avaliações nacionais como o Enem ou locais. Quando uma escola é reconhecida pela excelência de seu ensino, ela ganha boas recomendações da comunidade. Isso faz com que as famílias se sintam seguras na escolha.  

Para encerrar, apontamos, mais uma vez: a comunicação para o público externo é muito importante. Seja pelas redes sociais ou demais mídias, essa interação contribui para construir a reputação e o reconhecimento de uma instituição de ensino.

(Fonte: Blog da Árvore www.arvore.com.br)

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: