O fonoaudiólogo é o profissional habilitado para trabalhar com a surdez e a deficiência auditiva, desde a promoção da saúde até a reabilitação. Todo esse processo é desenvolvido visando ao aperfeiçoamento da comunicação do paciente e também uma convivência mais inclusiva em família e em sociedade.
Em todas as formas de comunicação do surdo, a Fonoaudiologia desempenha um trabalho essencial
Sempre que uma pessoa possui algum grau de perda auditiva recomenda-se procurar a ajuda desse especialista. É ele quem vai contribuir com o seu conhecimento para realizar um exame detalhado, vai indicar qual o aparelho auditivo que melhor se adapta à sua condição e promover os ajustes necessários no aparelho.
Mas não é só. A atuação do fonoaudiólogo é mais complexa. Quando o assunto é o diagnóstico da perda auditiva, estes profissionais são unânimes em afirmar que identificar o problema o quanto antes é fundamental para o sucesso do tratamento.
Desse modo, podem auxiliar de forma segura na indicação do uso de aparelho, quando necessário, bem como o modelo que mais se adapta à realidade do paciente tanto do ponto de vista da saúde como econômic
o. Isso vai contribuir para garantir uma melhor qualidade de vida para o paciente.
Afinal, como se comunicar de maneira adequada com as pessoas ao seu redor se não é possível escutar os sons e as falas? Por isso, sempre que houver algum indício de perda auditiva, antes de mais nada é preciso consultar um otorrinolaringologista — o profissional que trata da saúde dos ouvidos, nariz e garganta. Isso vale tanto para a percepção de um problema consigo mesmo quanto em pessoas próximas.
Isso porque nem sempre quem está com perda auditiva pode perceber o problema ou mesmo pode até não querer admiti-lo, retardando o diagnóstico. Tal atitude só vai tornar o tratamento mais difícil.
O mesmo serve para crianças que mostrarem algum dos sintomas associados com a perda da audição. Dessa forma, o otorrinolaringologista, quando necessário, realiza diferentes exames para verificar se existe realmente um início de surdez no paciente.
Em cena, o fonoaudiólogo
Quando a perda auditiva, em algum grau, é diagnosticada pelo médico, o paciente deve começar a usar um aparelho auditivo. Para tanto, deve buscar as clínicas onde são oferecidos esses produtos. Em seguida, os fonoaudiólogos iniciam o acompanhamento do paciente, uma vez que são eles que analisam o problema, verificando o grau de surdez existente. Nesse momento, o fonoaudiólogo verifica como o paciente lida com o déficit auditivo, e diante de uma grande variedade de produtos, encontrará modelos confortáveis e que agradem ao paciente.
Desse modo, o fonoaudiólogo se torna essencial na busca pelo aparelho auditivo ideal em meio à enorme oferta. Ele também deve acompanhar as últimas tecnologias lançadas para oferecer ao paciente um dispositivo que possa suprir todas as suas necessidades.
Atualmente, além de produtos muito discretos, pequenos e com diversas cores de tons de pele, há modelos com os quais é possível atender o celular e se manter conectado. Existe também acessórios que tornam muito mais eficiente a audição dos sons.
Resumindo, o fonoaudiólogo é peça-chave no processo de reabilitação do paciente que deve usar o aparelho auditivo. Depois de realizar os testes necessários ele vai indicar qual o aparelho auditivo mais adequado para o paciente. Para tanto, além de levar em consideração o perfil socioeconômico, ele também considera o modelo que melhor se adapta à necessidade da pessoa. E por meio da realização dos ajustes necessários e devidas orientações o paciente terá condições de se adaptar de maneira progressiva ao seu aparelho.
Em tempo:
Importante acrescentar que o fonoaudiólogo que se especializa no atendimento a pessoas com perda auditiva é o audiologista. Por sua vez, a audiologia é a área da fonoaudiologia que se dedica ao estudo da audição e dos sons.
(Fonte: viveraparelhosauditivos.com.br/blog)
Deixe o seu comentário